Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês

Primeiro festival de cinema LGBT do Rio terá sessões on-line gratuitas

Pajubá também vai promover debates com os realizadores e seminários sobre roteiro, criação de coletivos e políticas de visibilidade no audiovisual

Por Marcela Capobianco Atualizado em 3 mar 2021, 20h07 - Publicado em 3 mar 2021, 13h37

A primeira edição do Pajubá – Festival de Cinema LGBTI+ do Rio de Janeiro começa nesta segunda (8), com programação on-line, 100% gratuita.

+ Cinco curiosidades sobre a nova animação da Disney, Raya e o Último Dragão

Até o dia 14 de março, o festival exibirá, diariamente, 35 filmes diversos em estética, enredo e linguagem, trinta deles selecionados pela curadoria dentre mais de 272 inscrições.

+ As novidades do streaming em março

O Pajubá também vai promover debates com os realizadores, seminários e masterclasses sobre roteiro, criação de coletivos e políticas de visibilidade no audiovisual.

Os curtas estão divididos em quatro mostras, sendo três competitivas, a Brasil Ficção, Brasil Documentário e Regional Fluminense, que promove exclusivamente criadores do estado do Rio de Janeiro.

Continua após a publicidade

+ Paço Imperial vai reabrir com mostra sobre Direitos Humanos

Durante uma semana, público e um júri técnico poderão votar em seus curtas favoritos e ajudar a eleger os premiados deste ano. Entre as seis categorias estão melhor filme, atuação e prêmio especial. Além dos troféus, os premiados ainda receberão os filmes em formato de acessibilidade.

Também haverá a exibição de cinco curtas sobre importantes personalidades que usam sua arte, corpos e lideranças para promover a igualdade de direitos para a comunidade LGBT+. Na Mostra Paralela Atraque foram selecionados os filmes Majur (2018), Tailor (2017), Lua (2017), Ingrid (2016) e Diário de Márcia (2011).

+ Para receber VEJA Rio em casa, clique aqui

A cerimônia de encerramento, comandada pelas drag queens Palloma Maremoto e Maybe Love, gravada seguindo todos os protocolos sanitários exigidos, será transmitida no dia 14 de março, encerrando o evento e revelando os filmes vencedores.

A programação completa pode ser consultada no site oficial do festival.

Continua após a publicidade
Publicidade