Clique e Assine a partir de R$ 6,90/mês

Grafiteiro Toz lança em novembro exposição de obras inspiradas em Monet

Mostra, na antiga fábrica da Bhering que virou polo cultural, vai reunir pinturas, esculturas, vídeo e fotografias

Por Marcela Capobianco Atualizado em 23 out 2020, 17h23 - Publicado em 23 out 2020, 17h22

Criador da bonequinha Nina, avistada em inúmeros grafites pela cidade, o artista plástico Tomaz Viana se jogou, durante a pandemia, numa profusão de cores e sensações.

Em uma nova fase artística, o grafiteiro imprime, em seus quadros, a marca do impressionismo do pintor francês Claude Monet (1840-1926).

+ Metrô do Rio convoca artistas para sinalizar vagões femininos

A série de pinturas foi concebida a partir da observação do artista num projeto comissionado, entre 2018 e 2020, em uma fazenda do século 18, no interior do Rio. Lá, Toz confeccionou grandes painéis de grafite, pintados em cima de antigos equipamentos da fazenda, tentando capturar texturas e movimentos de luz e sombra dos espaços ao ar livre, uma técnica própria dos impressionistas.

+ Para receber VEJA Rio em casa, clique aqui

As nuances de cores e degradês de Toz vão poder ser conferidas ao vivo, a partir do dia 14 de novembro, na exposição Céus de Monet, na Fábrica da Bhering, no Santo Cristo. Curiosamente, a data de abertura marca os 180 anos do nascimento do mestre do impressionismo.

Toz: baiano radicado no Rio se inspirou no impressionismo de Monet para nova série artística Divulgação/Divulgação

+ Museu Casa do Pontal se despede do Recreio com exposição do acervo

Continua após a publicidade

Na exposição, Toz vai reunir cinco telas inéditas de grandes formatos (200x300cm), duas esculturas também inéditas, um vídeo e três fotografias.

As visitas deverão ser agendadas previamente através de uma plataforma on-line, que será divulgada pelo artista em breve em seu perfil do Instagram (@tozfbc). A capacidade de público no local será reduzida.

+ Festival Satyrianas terá 78 horas ininterruptas de cultura

Estão previstas duas lives nas quais Toz fará uma visita guiada da exposição e conversará com o público pelas redes sociais.

+ Exposição na Gávea marca centenário de Amilcar de Castro

Céus de Monet. Abertura: 14 de novembro. Fábrica da Bhering. Rua Orestes, 28, Santo Cristo, Rio de Janeiro. Quintas e sextas, 12h/18h. Sábados, 12h/20h.

 

Continua após a publicidade
Publicidade