Clique e Assine a partir de R$ 6,90/mês

Nos embalos do Carnaval: dez playlists para aproveitar a folia em casa

Marchinhas, sambas-enredo, clássicos do axé e sucessos atuais. Dá para ouvir de tudo nas plataformas de streaming e transformar o astral do feriado

Por Marcela Capobianco Atualizado em 17 fev 2021, 15h15 - Publicado em 12 fev 2021, 14h28

No Carnaval em casa, vale tudo: marchinhas, sambas-enredo, axé, funk, MPB e samba raiz. O importante é ficar em casa e aproveitar o que a internet nos oferece. VEJA Rio selecionou dez playlists – para todos os gostos – para entrar no clima dessa esquisita folia de 2021. Confira:

Carnavalizar – Spotify.

Capa da playlist do Spotify com foto de mulher sob chuva de confete
Carnavalizar: clássicos atemporais de Novos Baianos, Bethânia, Caetano e muitos outros Spotify/Reprodução

Recheada de clássicos atemporais da nossa música, a lista reúne pérolas como Deusa do Amor, do Olodum, Frevo Mulher, na versão do Grande Encontro, Não Enche de Caetano Veloso, e Beleza Rara na voz de Silva. Clique aqui para escutar.

+ Confira a agenda de lives do Carnaval de 2021

Carnaval em Casa – Amazon Music.

A liga de blocos Sebastiana, em parceria com a Amazon Music, lançou suas playlists Carnaval em Casa, seguindo a campanha iniciada em janeiro para conscientização dos organizadores e foliões sobre a não-realização do Carnaval de rua em 2021. São dez listas musicais dos blocos Simpatia é quase amor, Suvaco do Cristo, Barbas, Carmelitas, Escravos da Mauá, Meu Bem Volto Já, Gigantes da Lira, Virtual e o Baile da Sebastiana. Clique para ouvir.

Ainda não assina Amazon Music?! Clique aqui para se inscrever!

Saudades, Carnaval – Spotify.

Chão cheio de estrelinhas
Saudades, Carnaval: para os ouvidos melancólicos Spotify/Reprodução

Essa lista é para os nostálgicos de carteirinha e para quem entrou na vibe melancolia sem o Carnaval tradicional. Há hits antigos como Retalhos de Cetim, de Benito de Paula, Marcha da Quarta-Feira de Cinzas, com Toquinho e Vinicius de Moraes, Enredo do Meu Samba de Jorge Aragão e Carnaval Triste, de Jorge Benjor. Relembre os hits por aqui.

+ Carnaval em casa: Fundição Progresso lança cursos on-line para celebrar a folia

Sargento Pimenta – Deezer.

Desfile do bloco Sargento Pimenta
Sargento Pimenta: bloco que toca Beatles em ritmo de samba escolheu músicas favoritas Raphael Dias/Riotur

A convite da Deezer, os integrantes do bloco carioca Sargento Pimenta selecionaram suas músicas preferidas de Carnaval. A lista vai de Help!, dos Beatles, a Eu Também Quero Beijar, de Pepeu Gomes. Para ouvir, clique aqui.

+ Para receber VEJA Rio em casa, clique aqui

Continua após a publicidade

Marchinhas de Carnaval – Spotify.

Capa da playlist Marchinhas de Carnaval
Marchinhas: o momento é ideal para ouvir os clássicos da folia Spotify/Reprodução

Apesar de não serem politicamente corretas, as marchinhas têm importância fundamental para a história e tradição da folia. Essa playlist do Spotify concentra clássicos como Mulata Ye Ye Yê, Ta-Hi e Ô Abre Alas. Confira as canções por aqui.

Enredos do Carnaval – Deezer.

Imagem mostra a Marquês de Sapucaí, no Rio, durante um desfile de escola de samba
Marquês de Sapucaí: hora de relembrar os sambas que marcaram época Daniel Ramalho/Veja.com

De Ratos e Urubus, Larguem Minha Fantasia, levado à Avenida pela Beija-Flor em 1989, ao já célebre História pra Ninar Gente Grande, enredo campeão da Mangueira em 2019, vale a pena relembrar sambas de enredo que arrepiaram espectadores (na Sapucaí e pela TV) nos desfiles. Para ouvir, acesse este link.

Carnaval 2021 – Spotify.

Os barões da pisadinha
Os Barões da Pisadinha: fenômeno embala os foliões caseiros de 2021 Spotify/Reprodução

Essa lista é para quem está antenado às novidades – ainda que não muito carnavalescas – da música brasileira. O hit dos Barões da Pisadinha Basta Você Me Ligar marca presença por lá, assim como sucessos de Raí Saia Rodada, e o feat de Ludmilla, Xamã e Dennis DJ Deixa de Onda. Acesse a playlist neste link.

O Carnaval de Gilberto Gil – Deezer.

Gilberto Gil segurando violão
Gilberto Gil: num ano sem camarote Expresso 2222, Gil montou playlist carnavalesca Divulgação/Divulgação

O cantor e compositor baiano que – em tempos pré-pandemia, é claŕo – mantém o camarote Expresso 2222, em Salvador, foi convidado a montar uma lista com as preferidas desta época do ano. Figuram por lá Dandalunda, de Margareth Menezes, Água Mineral, da Timbalada, Swing da Cor, de Daniela Mercury e Andar com Fé, dele mesmo. Para ouvir, clique aqui.

Carnaval dos Pequenos – Spotify.

Capa da playlist
Carnaval dos Pequenos: playlist traz músicas para as crianças caírem na folia Spotify/Reprodução

O amor pelo Carnaval, a gente sabe, pode começar ainda na infância. Essa lista do Spotify é um deleite para quem foi um pequeno carnavalesco e para quem quer encantar os baixinhos de hoje com hits da folia. Tem Mart’nalia com sua versão de Balancê, Mundo Bita e até Zeca Pagodinho cantando O Pato. Acesse por este link.

+ Carnaval será de tempo chuvoso na cidade

Carnaval Anos 90 e 2000 – Spotify.

Quem tem entre 30 e 40 anos vai voltar no tempo com as músicas dessa lista. De Vem Neném, do Harmonia do Samba, a Bonecão do Posto, do DJ Marlboro, há (hoje) clássicos do funk e do axé para rebolar bastante na sala de casa. Para ouvir, clique aqui.

Continua após a publicidade
Publicidade