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Cássio Reis, Juliana Knust e Sara Antunes em cartaz com peças on-line

Neste fim de semana, há espetáculos gratuitos com números de dança, como Las Pelancas, e até ópera, como Na Boca do Cão

Por Marcela Capobianco
Atualizado em 23 abr 2021, 14h05 - Publicado em 23 abr 2021, 14h05

A seguir, dicas de peças e experimentos cênicos on-line – a maior gratuita ou com ingressos populares – para conferir no fim de semana, sem sair de casa. O formato, nascido no início da pandemia, evoluiu ao longo destes 13 meses de isolamento, e hoje flerta com o cinema.

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Dora.

Sara Antunes na frente de uma parede com a palavra Dora escrita em giz
Dora: peça idealizada por Sara Antunes recobra vida de guerrilheira que lutou contra a ditadura militar (./Divulgação)

Com texto, atuação e direção de Sara Antunes, a peça terá apresentação única, ao vivo, neste sábado (24), às 20h. Os ingressos são gratuitos e limitados e as inscrições são pelo Instagram (@vivo.cultura). A partir de uma pesquisa nos escritos de Maria Auxiliadora Lara Barcelos, a atriz construiu um diálogo sensorial e íntimo com a mineira, estudante de medicina, guerrilheira nos anos de chumbo da ditadura militar, e a mãe dela, Clélia Lara Barcelos. O espetáculo reúne trechos de escritos, cartas da prisão e do exílio trocadas entre mãe e filha, recriando o que chamavam de Represa de Dora, um campo de comunicação entre o confinamento e a possibilidade da utopia.

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Crime e Castigo, 11: 45 – Um Recorte.

Para marcar o bicentenário do escritor russo Fiódor Dostoiévski, a atriz e produtora Liliane Rovaris montou um espetáculo que narra a história do encontro de dois personagens do icônico Crime e Castigo. Raskólnikov, cada vez mais isolado e perturbado, acaba por cometer um crime que tentará justificar por uma estranha e perigosa teoria: se grandes homens, como César ou Napoleão, foram assassinos absolvidos pela História por que eu não posso matar uma velha que maltrata todos e não serve para nada com o intuito de melhorar a vida de muitas pessoas?

Qui. a dom., 20h. Grátis. Acesso pela Sympla.

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Las Pelancas.

Atores e dançarinos do espetáculo Las Pelancas no palco
Las Pelancas: teatro e dança congregados em homenagem aos mais velhos (Beatriz Carelli/Divulgação)

Quatro idosos com suas manias, memórias e relações estão reunidos em um espaço de convivência. O espetáculo apresenta com humor os aspectos presentes na vida daqueles que chegam à terceira idade. Os espectadores se divertem com as manias, implicâncias, deboches, carinhos e são tocados por lembranças de familiares. No elenco, Mery Horta, Saulo Eduardo, Taísa Magno e Yasmin Coelho.

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Sex., 19h30, sáb., 17h e 19h30, dom., 17h e 19h. R$ 5,00. Bilheteria pelo site.

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Em Casa a Gente Conversa.

Protagonizado pelo atores Juliana Knust e Cássio Reis, a versão on-line da montagem será exibida até domingo, pela Sympla. Em cena, um casal já em processo de separação revê a sua própria história durante os encontros para definir detalhes do divórcio, criando uma sequências de momentos hilários. Carlos Alberto é um homem dividido entre o desejo de ascender profissionalmente, a vontade de manter um casamento e o sonho de se manter eternamente livre. Já Malu é uma mulher que se desdobra entre carreira, casamento e a maternidade. A direção é de Fernando Philbert e o texto é de Tatá Lopes e Fernando Duarte.

Sex., 21h. Sáb. e dom., 18h e 21h30. Grátis. Acesso pela Sympla.

Na Boca do Cão.

Gabriela Geluda na plateia do Teatro Serrador
Na Boca do Cão: ópera autobiográfica mistura teatro, dança e música (./Divulgação)

A atriz e cantora Gabriela Geluda tinha 2 anos de idade quando foi atacada por um pastor alemão na porta de uma padaria. Ao longo do processo de recuperação da mordida na cabeça, a arte foi fundamental para ela. Essa história se transformou na ópera Na Boca do Cão, dirigida por Bruce Gomlesvky. A adaptação foi produzida em março deste ano no Teatro Serrador, que funciona como um personagem na narrativa. A encenação une música contemporânea, dança e teatro e estreou originalmente no CCBB em 2017.

Sex., sáb. e dom., 19h. Grátis. Acesso pela Sympla.

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