Continua após publicidade

Aniversário de 95 anos de Ariano Suassuna é comemorado com atrações no CCBB

Em paralelo à exposição Movimento Armorial 50 Anos, o espaço cultural recebe cinco shows e cinco bate-papos, todos gratuitos

Por Kamille Viola
Atualizado em 1 jun 2022, 12h33 - Publicado em 31 Maio 2022, 18h13

Em comemoração pelos 50 anos do Movimento Armorial e pelos 95 anos de seu fundador, Ariano Suassuna (1927-2014), em junho, o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) recebe dez encontros em paralelo à mostra que está em cartaz no espaço, desta quarta (1) a 13 de junho. São apresentações musicais e cinco bate-papos, todos gratuitos, que giram em torno da vertente artística.

+ Futuro presente: tema inspira ciclo de palestras, oficinas e shows no CCBB

Com curadoria de Regina Rosa de Godoy, coordenadora do evento, a série Música Armorial traz apresentações de  Rosa Armorial, nesta quarta (1); Quarteto de Cordas da Universidade Federal Fluminense (UFF), nesta quinta (2); Duo Ana de Oliveira e Sergio Raz, na sexta (3) e Quinteto da Paraíba no dia 11 de junho, todos no Teatro II, às 19h, e o show Música Antiga da UFF, dia 12 de junho, no Teatro I, às 18h.

Compartilhe essa matéria via:

O artista plástico Manuel Dantas Suassuna, filho de Ariano, apresenta no dia 8 de junho, no Teatro I, a Aula Espetaculosa — do Mendigo ao Pintor, na qual conta com a presença da cantora e compositora Isaar França, que participou das famosas aulas-espetáculo de Ariano Suassuna.

+ Quartas de junho: Orquestra Imperial comemora 20 anos no palco do Manouche

Continua após a publicidade

Já as conversas sobre arte armorial têm curadoria do poeta e professor Carlos Newton Júnior e acontecem no auditório do 3º andar. No dia 9 de junho, é a vez da primeira conversa, sobre música, com Daniel Bitter, músico, professor e pesquisador do Departamento de Antropologia da UFF, e Isaar França. No dia 10, um bate-papo sobre artes visuais reúne o poeta e ensaísta Alexei Bueno e a historiadora da arte Anna Paola Baptista, atual diretora dos Museus Castro Maya/Ibram.

+ Museus do Pontal e Bispo do Rosário lançam exposição em parceria

Dia 11, o escritor e dramaturgo Bráulio Tavares e o poeta e crítico literário Cláudio Neves falam de literatura. No dia 12, a professora e pesquisadora Ligia Vassallo e a atriz e diretora Inez Viana comandam uma conversa sobre teatro.

+ Jardim Botânico do Rio recebe programação dedicada à Mata Atlântica

O último bate-papo, no dia 13, sobre dança, reúne a bailarina e coreógrafa Maria Paula Costa Rêgo, que fundou com Ariano Suassuna o Grupo Grial, além de ter assinado coreografias de vários números de dança apresentados em suas aulas-espetáculo, e o brincante e bailarino popular Pedro Salustiano, que também participou de aulas-espetáculos do fundador do movimento.

Continua após a publicidade

+ Harley-Davidson, Royal Enfield e outras atrações do Salão Moto Brasil 2022

Surgido em 1970, o movimento armorial buscava a valorização das artes populares, sobretudo as nordestinas. Idealizada por Ariano Suassuna, paraibano radicado em Pernambuco, essa vertente envolveu diversas expressões, como a literatura, a música, a dança, o teatro, as artes plásticas, a arquitetura e o cinema.

+ Musical Quero Vê-la Sorrir celebra mais de 50 anos de carreira de Sidney Magal

As cinco décadas dessa efervescência são celebradas na exposição Movimento Armorial 50 Anos, em cartaz no CCBB (Rua Primeiro de Março, 66, Centro) e na programação paralela. A entrada para os shows e para as conversas é gratuita, mas é preciso retirar o ingresso antecipadamente pelo https://www.eventim.com.br, ou no dia do evento, na bilheteria do teatro.

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

Continua após a publicidade
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.