Aniversário de 95 anos de Ariano Suassuna é comemorado com atrações no CCBB
Em paralelo à exposição Movimento Armorial 50 Anos, o espaço cultural recebe cinco shows e cinco bate-papos, todos gratuitos
Em comemoração pelos 50 anos do Movimento Armorial e pelos 95 anos de seu fundador, Ariano Suassuna (1927-2014), em junho, o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) recebe dez encontros em paralelo à mostra que está em cartaz no espaço, desta quarta (1) a 13 de junho. São apresentações musicais e cinco bate-papos, todos gratuitos, que giram em torno da vertente artística.
+ Futuro presente: tema inspira ciclo de palestras, oficinas e shows no CCBB
Com curadoria de Regina Rosa de Godoy, coordenadora do evento, a série Música Armorial traz apresentações de Rosa Armorial, nesta quarta (1); Quarteto de Cordas da Universidade Federal Fluminense (UFF), nesta quinta (2); Duo Ana de Oliveira e Sergio Raz, na sexta (3) e Quinteto da Paraíba no dia 11 de junho, todos no Teatro II, às 19h, e o show Música Antiga da UFF, dia 12 de junho, no Teatro I, às 18h.
O artista plástico Manuel Dantas Suassuna, filho de Ariano, apresenta no dia 8 de junho, no Teatro I, a Aula Espetaculosa — do Mendigo ao Pintor, na qual conta com a presença da cantora e compositora Isaar França, que participou das famosas aulas-espetáculo de Ariano Suassuna.
+ Quartas de junho: Orquestra Imperial comemora 20 anos no palco do Manouche
Já as conversas sobre arte armorial têm curadoria do poeta e professor Carlos Newton Júnior e acontecem no auditório do 3º andar. No dia 9 de junho, é a vez da primeira conversa, sobre música, com Daniel Bitter, músico, professor e pesquisador do Departamento de Antropologia da UFF, e Isaar França. No dia 10, um bate-papo sobre artes visuais reúne o poeta e ensaísta Alexei Bueno e a historiadora da arte Anna Paola Baptista, atual diretora dos Museus Castro Maya/Ibram.
+ Museus do Pontal e Bispo do Rosário lançam exposição em parceria
Dia 11, o escritor e dramaturgo Bráulio Tavares e o poeta e crítico literário Cláudio Neves falam de literatura. No dia 12, a professora e pesquisadora Ligia Vassallo e a atriz e diretora Inez Viana comandam uma conversa sobre teatro.
+ Jardim Botânico do Rio recebe programação dedicada à Mata Atlântica
O último bate-papo, no dia 13, sobre dança, reúne a bailarina e coreógrafa Maria Paula Costa Rêgo, que fundou com Ariano Suassuna o Grupo Grial, além de ter assinado coreografias de vários números de dança apresentados em suas aulas-espetáculo, e o brincante e bailarino popular Pedro Salustiano, que também participou de aulas-espetáculos do fundador do movimento.
+ Harley-Davidson, Royal Enfield e outras atrações do Salão Moto Brasil 2022
Surgido em 1970, o movimento armorial buscava a valorização das artes populares, sobretudo as nordestinas. Idealizada por Ariano Suassuna, paraibano radicado em Pernambuco, essa vertente envolveu diversas expressões, como a literatura, a música, a dança, o teatro, as artes plásticas, a arquitetura e o cinema.
+ Musical Quero Vê-la Sorrir celebra mais de 50 anos de carreira de Sidney Magal
As cinco décadas dessa efervescência são celebradas na exposição Movimento Armorial 50 Anos, em cartaz no CCBB (Rua Primeiro de Março, 66, Centro) e na programação paralela. A entrada para os shows e para as conversas é gratuita, mas é preciso retirar o ingresso antecipadamente pelo https://www.eventim.com.br, ou no dia do evento, na bilheteria do teatro.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui