Clique e assine por apenas 4,90/mês

Aliança Francesa terá edição virtual de clássico Festival da Canção

Concurso é aberto a artistas amadores e profissionais, que devem cantar em francês. Prêmio nacional é viagem para Paris, com acompanhante

Por Marcela Capobianco - Atualizado em 19 jun 2020, 20h55 - Publicado em 19 jun 2020, 20h23

Em razão da pandemia de Covid-19 e as recomendações de segurança das autoridades sanitárias e da OMS, a Aliança Francesa decidiu experimentar um formato virtual para o tradicional Festival da Canção, que acontece todos os anos.

+ Festival João Rock vai leiloar objetos de famosos para arrecadar doações

O concurso, gratuito e aberto a cantores amadores e profissionais, terá seleções através da internet. Todos devem cantar em francês, mas, de acordo com a organização, não é necessário o domínio da língua. O importante é caprichar na interpretação e na pronúncia. Para se inscrever, é necessário ser maior de 18 anos e brasileiro de nascimento.

As inscrições estão abertas e vão até dia 21 de agosto. Todo o processo é feito pelo site da Aliança Francesa. Cada candidato só poderá se inscrever uma vez com uma música, sendo vedada a utilização de pseudônimos, sob pena de desclassificação sumária.

Continua após a publicidade

+ Festival on-line de cinema reúne filmes que não puderam estrear nas telonas

A divulgação dos selecionados no site acontece a partir do dia 20 de setembro 2020. Aqueles que forem selecionados na primeira etapa terão a oportunidade de se apresentar ao vivo, em outubro, diante de um júri composto por profissionais do meio musical ou ligados ao meio artístico, além de membros da Aliança Francesa, apoiadores e representantes de entidades daquele país no Brasil.

O concurso terá três etapas eliminatórias e classificatórias. Serão julgados os quesitos afinação; ritmo; interpretação (capacidade de transmitir os sentimentos evocados pelo texto e a música); pronúncia; encenação (criatividade no pensamento estético do vídeo) e originalidade. O regulamento pode ser consultado pelo site.

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

Continua após a publicidade

Os vencedores de cada etapa regional vão participar da Final Nacional em novembro de 2020. O grande vencedor da noite será premiado com uma viagem para Paris com acompanhante. Já o segundo colocado receberá um fim de semana em um clube de férias parceiro do festival no país. O cantor que conquistar o terceiro lugar vai ganhar um jantar para duas pessoas em restaurante escolhido pela organização do festival, na cidade do contemplado, no valor máximo de 500 reais.

+ Coluna Juju na Trip: matando as saudades de Paris pela boca

Os prêmios da etapa regional no Rio de Janeiro são, para o primeiro colocado, um almoço ou jantar para duas pessoas em restaurante escolhido pela organização do Festival, no valor máximo de 500 reais, além da possibilidade de participar da Final Nacional. O segundo colocado receberá um almoço ou jantar para duas pessoas em restaurante escolhido pela organização. O valor máximo também será de 500 reais. Já o terceiro colocado ganhará um vale presente numa livraria no valor de 200 reais.

 

Publicidade