Médica que conduziu testes de vacina vira personagem de livro infantil
Carioca Sue Ann Clemens foi a responsável pela pesquisa do imunizante de Oxford no Brasil e ganhou homenagem da jornalista Mariana Muller
Eleita por VEJA Rio a carioca do ano na categoria ciência em 2020, a médica Sue Ann Clemens, que conduziu os testes da vacina de Oxford, terá mais uma história para contar desse momento tão específico – e difícil – de sua vida.
+ Dez passeios gratuitos para fazer com crianças no Rio
A cientista, que mora na Itália e se mudou temporariamente para o Rio para o período de pesquisa do imunizante, foi homenageada pela jornalista e escritora Mariana Müller no livro infantil O Cão Amarelo e a Esperança, que será lançado no dia 27 de fevereiro. num evento ao ar livre, na pracinha do condomínio Selva de Pedra, no Leblon.
+ Para receber VEJA Rio em casa, clique aqui
Na história, o próprio animalzinho, nascido nas ruas do bairro de Botafogo, em plena pandemia da Covid-19, narra as descobertas e aventuras até que o mundo volte ao normal. Ele acaba sendo adotado pela médica que participou da pesquisa pela vacina e contribui para que as pessoas pudessem parar de usar máscaras na rua.
Ao receber a notícia de que tinha sido homenageada no livro, Sue Ann Clemens ficou emocionada, porque é apaixonada por bichinhos e cuida de 14 cachorros.
+ Carnaval em casa: blocos vão se apresentar pela internet
“A ideia de publicar um livro que possa sensibilizar sobre a situação dos animais abandonados sempre esteve presente no meu coração. Achei importante unir palavras como ‘abandono’, ‘abrigo’ e ‘esperança’ numa história para os pequenos, para amenizar esses dias tão incertos”, conta a escritora.
+ Programinha Carioca: o que fazer em Búzios com crianças
As ilustrações são do cartunista Marcelo Padron Alves. O livro será vendido no site da editora Multifoco e na loja Malasartes, no Shopping da Gávea.