Clique e Assine a partir de R$ 3,90/mês

Grátis: Museu de Astronomia terá programação com desenho Show da Luna

Neste sábado (9), Mast terá sessão de cinema no gramado. Já no domingo (10), o destaque é o Planetário Digital

Por Marcela Capobianco 8 jan 2021, 11h49

Abrindo as portas pela primeira vez em 2021, o Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast) vai contar, no fim de semana, com uma programação científica e cultural ao ar livre.

No sábado (9), a partir das 18h, rola uma sessão de cinema no gramado com a animação O Show da Luna. A criançada vai se divertir com a garotinha curiosa que está sempre questionando sobre o mundo.

+ As novidades em oito museus cariocas

Também acontece exibição do curta-metragem Maquete e História, que integra o projeto VerCiência, ação que busca disseminar a cultura científica por meio das tecnologias audiovisuais. O filme mostra como os alunos de uma escola do interior de Minas Gerais aprendem matemática de maneira concreta, usando muito mais que os materiais convencionais da sala de aula. Lá, professores e alunos vivenciam a matemática nas ruas da cidade, explorando espaços, fazendo medições, analisando proporções e calculando escalas.

+ Programinha Carioca: show drive-in com dinossauros promete encantar a criançada

Em caso de chuva, os filmes serão exibidos no auditório do prédio Ronaldo Mourão.

Continua após a publicidade

Já no domingo (10), o Mast oferece uma atividade que faz sucesso com a criançada: o Planetário Digital. Readequada aos procedimentos de segurança sanitária, a atividade exibe as belezas celestes para pequenos e adultos. Serão projetadas imagens que simulam o céu noturno e ensinam sobre os movimentos dos planetas e o deslocamento aparente das estrelas. A sessão acontece às 16h e será conduzida por mediadores do museu, que explicam as fases da lua, as constelações, o ciclo dos dias e das noites, os planetas visíveis e as diferenças que ocorrem ao longo do tempo.

Nos dois dias é possível conferir o espaço imersivo, que tem imagens projetadas em um ambiente virtual, e a exposição Ressurgindo das Cinzas, realizada em parceria com o Museu Nacional, que exibe cerca de 40 peças do seu acervo, além de uma adaga feita de ferro meteorítico e um grande painel sobre a história do famoso meteorito Bendegó, totem este que, curiosamente, escapou das chamas que consumiram a instituição da Quinta da Boa Vista em setembro de 2018.

+ Davi Moraes lança EP para homenagear o pai, Moraes Moreira

Para entrar no Museu de Astronomia e Ciências Afins, é preciso seguir um protocolo de segurança sanitária. O uso de máscaras é obrigatório. Haverá controle de acesso por sala e distribuição de 100 senhas para participar das iniciativas. Grupos devem entrar em contato pelo e-mail atendimento@mast.br para fazer agendamento.

+ Enfim, férias: dez programas para curtir com os pequenos no Rio

Museu de Astronomia e Ciências Afins. Rua General Bruce, 586, São Cristóvão. Terça a sexta, 9h/17h. Sábados, 14h/19h. Domingos e feriados, 14h/18h. Grátis.

Continua após a publicidade
Publicidade