Vacinação em Paquetá: 3 000 moradores da ilha passam por teste de Covid
Os exames de sorologia são realizados nesta sexta (18) e no sábado (19). No domingo (20), 1 584 moradores acima de 18 anos receberão a primeira dose
Às vésperas do evento de vacinação em massa na ilha, marcado para domingo (20), a população de Paquetá passa por testes de sorologia para Covid-19 nesta sexta (18) e no sábado (19). A aplicação da primeira dose será para 1 584 moradores acima de 18 anos.
+ Boa notícia: Paes antecipa em um mês o calendário de vacinação
Os exames começaram a partir das 8h30 no Centro Municipal de Saúde Manoel Arthur Villaboim. Os testes serão usados para uma análise comparativa da presença de anticorpos contra a Covid-19 nos moradores antes e após a imunização.
Até setembro, 3 530 moradores com mais de 18 anos e cadastrados na estratégia de saúde da família terão participado das duas etapas da vacinação. Segundo a prefeitura, a ilha possui atualmente 4 180 habitantes. Pessoas não-cadastradas, turistas e visitantes locais não receberão a vacina.
+Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
No domingo (20), a vacinação ocorre nos postos Centro Municipal de Saúde Manoel Arthur Villaboim, Parque Darke de Mattos, Paquetá Iate Clube e Casa das Artes Paquetá.
O projeto Paquetá Vacinada, realizado pela Prefeitura do Rio em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), avaliará como a imunização coletiva atua na proteção das pessoas que não foram vacinadas e se a aplicação da primeira dose já evita completamente a transmissão de casos na região ou se a efetividade ocorre apenas a partir da segunda.
O prefeito Eduardo Paes também anunciou que pretende fazer um carnaval fora de época na ilha, em setembro, como um evento-teste para analisar os efeitos do estudo.
+ Carnaval em Paquetá: moradores da ilha se revoltam com micareta de Paes