Continua após publicidade

Flexibilização: indústria audiovisual começa a retomar gravações

A TV Globo ainda não tem data para voltar a filmar novelas. Na Band, gravações do Masterchef já foram retomadas, com apenas oito participantes

Por Marcela Capobianco
29 jun 2020, 18h33

Após mais de cem dias paralisada, a indústria audiovisual brasileira se prepara para voltar aos sets de filmagem. Há no entanto, um protocolo elaborado pela Associação Brasileira de Produção de Obras Audiovisuais (Apro), em parceria com o Sindicato da Indústria Audiovisual do Estado de São Paulo (Siaesp) e pelo Sindcine, Sindicato dos Trabalhadores na Indústria Cinematográfica e do Audiovisual dos Estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Tocantins e Distrito Federal.

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

A previsão dos órgãos é de que os trabalhos voltem em julho.

De acordo com o documento, a volta aos estúdios será feita em três fases. Inicialmente, um distanciamento mínimo de 1,5 metro terá de ser respeitado tanto por atores quanto por membros da equipe. Além disso, as gravações terão pausas regulares para higienização das equipes. Serão usadas poucas locações, para evitar deslocamentos.

+ Roteirista de Lady Night cria projeto teatral no Instagram

Cenas com beijos e abraços, neste primeiro momento, deverão ser evitadas. Roteiristas também devem se atentar para que não haja muitos figurantes em uma só cena. O protocolo também aconselha a contratação de famílias reais para o elenco.

Continua após a publicidade

Na TV Globo, ainda não há data para que as novelas, cujas gravações foram interrompidas em março, voltem a ser filmadas. De acordo com a Comunicação da Globo, as previsões são ajustadas de acordo com um acompanhamento sistemático da evolução da pandemia no país e, portanto, não há ainda condições de definir datas.

A emissora criou um rigoroso Protocolo de Segurança para a retomada, com um amplo conjunto de medidas. O programa Encontro com Fátima Bernardes, por exemplo, voltou com um formato diferente, atendendo a necessidades de segurança da equipe.

O ator Bruno Mazzeo vem gravando a série Diário de um Confinado sem sair de casa. Afinal, ele é casado com a diretora da atração, Joana Jabace. Na produção, as equipes trabalham de suas casa, usando ferramentas desenvolvidas pela área de tecnologia da Globo especialmente para esse período.

+ Barra e Niterói ganham cinemas Drive-In

Na Band, o reality de culinária Masterchef retomou as filmagens em meados de junho. A previsão de estreia é dia 14 de julho. Observando o distanciamento social, as bancadas dos competidores  – serão apenas oito nesta edição – agora são separadas por 1,5 metro de distância, e um carrinho leva aos jurados os pratos criados pelos participantes.

Continua após a publicidade
Masterchef
Masterchef: bancadas dos participantes, agora, são separadas para cumprir o distanciamento social (Carlos Reinis/Band/Reprodução)

+ Fiocruz vai produzir a vacina de Oxford contra Covid-19

Na Record, as gravações do Top Chef, apresentado por Felipe Bronze, foram interrompidas em março, mas devem voltar no final de julho, também respeitando uma série de regras de distanciamento.

Enquanto isso, quem consegue gravar programas em casa sai na frente. É o caso de Sinta-se Em Casa, estrelado por Marcelo Adnet, com transmissão pelo Globoplay, e o Sterblitch não tem um Talk Show: o Talk Show, também disponibilizado pelo serviço de streaming da Globo. No Multishow, o casal Tatá Werneck e Rafael Vitti vem gravando Lady and Bofe, uma espécie de spin-off do bem sucedido Lady Night, apresentado pela humorista. A cantora Anitta comanda o Anitta Dentro da Casinha em sua mansão na Barra da Tijuca, também para o Multishow.

O canal a cabo Warner lança, nesta terça (30), a série Carenteners, gravada 100% a distância.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.