Covid-19: Rio alcança 65% da população com esquema vacinal completo
Entre os cariocas adultos, a cobertura vacinal é de 83%. Projeto de lei para flexibilização do uso de máscara será votado na Alerj nesta terça (26)
Na noite de segunda (25), o Rio atingiu a marca de 65% da população total completamente vacinada contra a Covid-19 e 87,4% com a primeira dose ou dose única. Segundo os dados da prefeitura, o índice entre os cariocas adultos é de 83% com esquema vacinal completo e 99,8% vacinados com pelo menos uma dose.
+ Os atrasados: 230 000 cariocas não tomaram a 2ª dose contra a Covid-19
Com esses números, a cidade ultrapassa o índice de imunização de países como Israel (62% de cobertura completa), Austrália (60,6%) e Estados Unidos (57,8%). Estes dados foram compartilhados pelo secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, em sua rede social na segunda (25), após o município alcançar 65% de imunizados.
O secretário também celebrou na internet a queda do número de internações por Covid-19 em razão da vacinação. Na tarde de segunda (25), a cidade registrou o menor índice de internados desde o começo da pandemia do novo coronavírus, com 173 pacientes – número que equivale 2,4% das internações da rede SUS.
+ Rio tem menor número de casos de Covid-19 desde março de 2020
Temos o número de internações por COVID-19 desde o início da pandemia, são 173 pacientes, o que corresponde a 2,4% das internações da rede SUS do Rio. Estamos avançando #VacinasSalvamVidas #VacinaSim pic.twitter.com/kvwsIa12Uo
— Daniel Soranz (@danielsoranz) October 25, 2021
Com o alcance desse percentual de vacinação e a melhora do cenário epidemiológico, a prefeitura pretende liberar nesta semana o uso de máscaras em locais abertos do Rio. No entanto, o decreto ainda depende da flexibilização da lei estadual que torna o uso do equipamento de proteção obrigatório. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a regra válida é sempre a “mais restritiva”.
O impasse deve ser solucionado nesta terça (26), com a votação na Assembleia Legislativa (Alerj) de um projeto para flexibilizar as medidas restritivas do Rio. O texto, de autoria do presidente interino André Ceciliano, havia sido retirado da pauta na última semana, após ter recebido seis emendas.
+Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
A Prefeitura do Rio também já idealiza a liberação das máscaras em locais fechados. De acordo com Eduardo Paes, a medida deve ocorrer quando 75% da população estiver com esquema vacinal completo, por volta do dia 15 de novembro.