Continua após publicidade

Covid-19: novo indicador classifica todos os bairros do Rio com risco baixo

Cidade registra menor número de internações desde março de 2020. Pela primeira vez, o mapa de risco do estado inclui municípios no estágio "muito baixo"

Por Luiza Maia
Atualizado em 29 out 2021, 12h49 - Publicado em 29 out 2021, 12h49

Diante da queda de internações e óbitos por Covid-19, todas as 33 regiões administrativas do Rio apresentam risco baixo de contaminação pela doença. A informação foi divulgada na 43ª edição do Boletim Epidemiológico pela prefeitura, que criou o indicador para classificar a atual situação do município, representada no mapa de risco pela cor verde.

+ Moradores do Rio já podem dispensar o uso das máscaras em locais abertos

As edições anteriores da publicação somente consideravam três níveis: risco moderado (amarelo), alto (laranja) e muito alto (vermelho). Segundo o secretário municipal de Saúde Daniel Soranz, a nova classificação foi recomendada pelo Comitê Científico da prefeitura e encontra-se alinhada ao atual mapa de risco do estado. Divulgado nesta quinta (28), o documento pela primeira vez revelou municípios com risco de atenção “muito baixo”, incluindo a capital fluminense.

“Não tínhamos essa categoria porque não imaginávamos que poderíamos ter. Não esperávamos viver momento epidemiológico tão favorável em tão pouco tempo. O estado já tinha essa classificação e criamos justamente para refletir o cenário atual”, declarou Daniel Soranz durante a apresentação do boletim do município.

Continua após a publicidade

+ Feriados de novembro: Rio lidera buscas por hospedagens no país

Com mais de 66% da população total com esquema vacinal completo, a cidade do Rio contabiliza o menor índice de internações por Covid-19 desde o começo da pandemia, em março de 2020. Segundo o painel da prefeitura, na tarde de quinta (28), 151 pacientes estavam internados da Rede SUS do município – o que corresponde 2,4% da ocupação de leitos. A fila para internação atualmente está zerada.

De acordo com o boletim epidemiológico, os números de casos e de óbitos também apresentam queda, respectivamente, desde o fim de agosto e início de setembro.

Continua após a publicidade

+ Dose de reforço contra Covid deve ser ampliada a toda a população carioca

Com a melhora do cenário da pandemia, o decreto que dispensa o uso das máscaras em locais abertos do Rio passou a valer na quinta (28), após ser regulamentada a flexibilização pelo governo do estado. Veja quais são as regras.

Calendário de vacinação

Devido ao feriadão de Finados, o calendário de imunização contra a Covid-19 foi antecipado pela prefeitura. Pessoas com a segunda dose agendada marcadas para segunda (1º) e terça (2) poderão receber a vacina no sábado (30).

Quanto à dose de reforço, haverá repescagem para os idosos de 64 anos ou mais nesta sexta (29), no sábado (30), e na quarta (3), quando os postos voltam a abrir. Profissionais da saúde que tomaram a segunda dose em abril  pessoas com alto grau de imunossupressão com 12 anos ou mais também podem receber a terceira dose.

+Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

Continua após a publicidade

Na próxima semana, de quinta (4) a sábado (6), será a vez de quem tem 63 anos ou mais, com escalonamento por gênero e um dia de repescagem. Até o dia 13 de novembro, serão vacinados todos os idosos de 61 anos ou mais.

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Secretaria Municipal de Saúde (@saude_rio)

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.