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Caco Ciocler cria campanha para divulgar ações sociais de empresas

Movimento batizado de Lista Fortes promete incentivar empresários a fazer o bem em tempos de pandemia de coronavírus

Por Marcela Capobianco
Atualizado em 31 mar 2020, 19h33 - Publicado em 31 mar 2020, 16h40

O ator Caco Ciocler estava prestes a estrear a peça Língua Brasileira, com direção de Felipe Hirsch e músicas de Tom Zé, no Sesc Consolação, em São Paulo, quando a pandemia do novo coronavírus mudou os planos de toda a sociedade. O artista aderiu ao isolamento voluntário e, como grande parte dos brasileiros, foi inundado por conteúdo sobre a covid-19 através das redes sociais. Um vídeo lhe chamou tanto a atenção que ele nem conseguiu dormir à noite. O vídeo em questão mostrava o empresário Junior Durski, da rede de lanchonetes Madero, dizendo que a economia do país não podia parar por causa de cinco ou sete mil mortes de idosos.

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“Fiquei transtornado vendo aquilo. É óbvio que a economia é importante para o país, tanto que eu e alguns amigos já estávamos ajudando alguns profissionais sem renda fixa. Distribuindo máscaras e álcool gel para entregadores, por exemplo”, conta Caco. Ele foi pesquisar, então, o lucro obtido nos dois últimos anos pelas empresas de Junior Durski e Luciano Hang, da Havan, que também tinha se manifestado contra o isolamento social na pandemia. O valor, somado ao lucro dos bancos brasileiros em 2018 e 2019, poderia garantir salários mínimos para 30 milhões de pessoas em três meses, segundo as contas do ator.

A partir daí, Caco Ciocler começou uma campanha em seu Instagram, clamando para que empresários fizessem doações para construção de hospitais, aquisição de equipamentos como respiradores e máscaras aos médicos, ou envio de cestas básicas para quem necessita. Desta forma, ele faria, através das redes sociais, propaganda de graça para essas marcas. Surgiu, então, a Lista Fortes, uma alusão à lista da revista Forbes, que enumera as maiores fortunas do planeta.

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Caco Ciocler conta que seu Instagram tem sido inundado por mensagens de pequenos e médios empresários pedindo divulgação. “Tudo começou como uma provocação, mas notei que a partir dali muitas empresas, inclusive as grandes, começaram a se engajar. É claro que não posso dizer que isso só aconteceu por causa do meu movimento, pode ser coincidência”, reflete o ator.

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Artistas como Rodrigo Santoro e Alinne Moraes já se engajaram na campanha e prometeram engrossar as divulgações da Lista Fortes. “Antes da pandemia, a humanidade seguia por um caminho de destruição, tipo um abismo mesmo. Acredito que estamos, agora, pagando um preço alto por tudo isso. Mas a revolução virá e teremos que reconstruir as relações pessoais e nossa relação com o mundo”,  filosofa Caco Ciocler.

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