Na fachada, um letreiro branco em formato de cubo com letras em preto sobre uma “portinha” chama atenção de quem passa pela Rua Vinícius de Moraes, em Ipanema. Na lateral destaca-se o nome da empreitada: ザ・コーヒー. Fique tranquilo se você não entende japonês. Logo vem a tradução: The Coffee. Ali, funciona desde março, a primeira loja carioca da rede, surgida em Curitiba, com filial aberta nesta segunda (14) na movimentada Rua Voluntários da Pátria, em Botafogo, e outro ponto no metrô da Carioca.
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De inspiração nipônica (Tóquio é a cidade com o maior número de cafeterias do estilo “to go” no mundo), o criativo e modernoso negócio de ambiente minimalista, fundado pelos irmãos curitibanos Alexandre, Luis e Carlos Fertonani em 2017, conta atualmente com setenta pontos de venda (isso mesmo), entre casas espraiadas pelo país e unidades em Lisboa, Madrid, Barcelona e Paris, ainda em franca expansão.
Prático e rápido, como ditam as tendências dos novos tempos, o serviço do café urbano funciona assim: no esquema grab and go (pegue e leve), o cliente faz o pedido via aplicativo próprio ou no próprio tablet fixado sobre o balcão, escolhe se deseja nota fiscal por e-mail, paga, sem contato com barista, e aguarda as escolhas, que saem em pouquíssimos minutos. Tudo bem tecnológico mesmo. Pelo aplicativo evita-se ainda a fila. É só pedir e esperar ser chamado.
Os preparos são produzidos com blend da espécie arábica, oriundo da fazenda Pilar, no Paraná, de Cornélio Procópio, e do Cerrado mineiro, da fazenda Recanto e Estrela, no município da Serra do Salitre. O resultado são bebidas com notas de caramelo e castanhas, leve acidez frutada e sabor residual persistente.
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Um atrativo local são os preços: com 40 mililitros, o expresso duplo sai a R$ 4,30. Um dos mais pedidos é o flat caramel, uma saborosa e nada enjoativa versão com leite e caramelo (R$ 7,90, 230 mililitros). Na ala quente, ele divide a preferência do público com o mad mocha (R$ 8,40), com café leite e chocolate. De sotaque oriental, o gelado matcha iced latte (R$ 11,20, 410 mililitros) traz o chá com leite e toque de menta, sem café. As bebidas são servidas em charmosos copos descartáveis e há a opção de trocar o leite pela versão vegetal. Para acompanhar, o enxuto cardápio lista um leve pão de queijo (R$ 4,40 a unidade), cookies e bolos.
“Queríamos fazer um café prático, para o dia a dia, com autoatendimento, operação enxuta, e serviço rápido. A ideia foi um sucesso e resolvemos expandir”, conta o sócio-fundador Luis Fertonani. “Com esse modelo de negócio, o barista foca o preparo do café, sem se preocupar com o pagamento, que é automatizado”, complementa ele, que anuncia a chegada, nos próximos dois meses, de uma loja na Avenida Rio Branco, no Centro. Como se vê, vem muito mais por aí.
Serviço: Rua Vinícius de Moraes, 80, Ipanema. 7h30/19h30. Rua Voluntários da Pátria, 368, Botafogo. 8h/20h (sáb. e dom. 9h/16h). www.thecoffee.jp
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