Continua após publicidade

Atenção, cachaceiros: vem aí o primeiro concurso de rabo de galo do Rio

Etapa regional da competição vai reunir no Galeto Sat's diversas cachaçarias do estado com versões do drinque brasileiro que busca chancela internacional

Por Pedro Landim
17 jan 2023, 17h21

A receita surgiu com duas partes de cachaça para uma de vermute, e aqui falamos dos anos 1950, quando a fábrica da empresa de bebidas Cinzano se instalou em São Paulo disposta a popularizar seu produto em casamento com a brasileiríssima cachaça. Resume-se assim a saga do rabo de galo, um coquetel de origem popular que no Rio ganhou o apelido de “traçado”, e assume Brasil afora desenhos diversos nas mãos dos bartenders do século 21, versátil como ele só.

+ Polvo Bar é mais uma novidade promissora a caminho do Baixo Botafogo

A rápida introdução é oportuna para o anúncio do 1º Concurso Regional de Rabo de Galo do Rio, marcado para o dia 30 de janeiro, uma segunda-feira, no Galeto Sat’s Botafogo (Rua Real Grandeza, 212, tel.: 2266-6266).

Compartilhe essa matéria via:

Idealizado pelo mestre Derivan Ferreira, decano e um dos nomes mais importantes da história da coquetelaria brasileira, o evento vai reunir cerca de dez cachaçarias do Rio e seus times de bartenders e embaixadores, que competirão criando releituras do rabo de galo. O público poderá degustar as “marvadas” e os coquetéis concorrentes.

Louvando e divulgando as boas cachaças, o evento que teve cinco etapas nacionais e sete regionais, desde 2017, tem o objetivo de fortalecer o rabo de galo no caminho de sua inserção na lista da IBA (International Bartenders Association), seleto grupo de 90 drinques clássicos do mundo, com base em diversos destilados, onde o Brasil figura apenas com a caipirinha.

“O rabo de galo já está em muitas cartas internacionais. A evolução na coquetelaria desde a criação do coquetel foi enorme, da qualidade das bebidas aos copos, técnicas e até o gelo. O concurso busca as melhores releituras, feitas sem perder a essência“, afima Derivan.

Continua após a publicidade

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

Segundo o cronograma, o evento começa às 13h com exposição e degustação das cachaças participantes. A competição começa às 15h e vai até as 19h.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 49,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.