Clique e assine com até 65% de desconto

Livro de gastronomia apresenta as regiões brasileiras para crianças

Escrita por Alice Granato, a coletânea 'Saborzinho do Brasil' aborda o caminho dos alimentos até chegar ao prato, a cultura, a fauna e a flora dos locais

Por Carolina Barbosa Atualizado em 9 out 2020, 17h10 - Publicado em 9 out 2020, 16h31

Jornalista com quase três décadas de carreira, escritora, colunista de VEJA Rio e mãe de Valente, 7 anos, e de Benício, 4, Alice Granato lança o primeiro de cinco livros infantis de uma coletânea intitulada “Saborzinho do Brasil”, que apresenta as cinco regiões do país para as crianças, por meio de uma viagem lúdica.

+Dia das crianças: opções para elas colocarem a mão na massa

Com ilustrações de Bianca Smanio, a série apresenta a riqueza do país através do universo infantil, revelando sua fauna e flora, a cultura regional, os sabores da terra e o caminho dos alimentos até chegar ao prato. Cada obra contempla uma região. A primeira, já disponível em e-book e à venda nas livrarias até o fim de novembro, é Saborzinho do Brasil – Norte (Editora Bazar do Tempo, 56 págs., R$ 22,00). 

Saborzinho Norte: disponível em e-book Bianca Smanio/Divulgação

A publicação de estreia narra a história do pequeno Tupi, um menino que sai do Sudeste com os pais para conhecer a Floresta Amazônica. A experiência da viagem é transformadora para ele, que descobre as riquezas da Região Norte do Brasil: a história, a cultura, o povo e os sabores. “As crianças precisam conhecer mais sobre o Brasil. Eles precisam saber do valor da nossa natureza, dos nossos bichos, das nossas árvores e rios. É a identidade do nosso país”, diz Alice Granato – ela mesma inspirada pelos filhos em pesquisar sobre educação alimentar. “Acho muito importante que eles conheçam os processos mais de perto, não somente o prato pronto, mas de onde vem os alimentos, quem os faz… Acredito que, ao conhecer os lugares mais de perto e a história, podem se alimentar melhor, além de enriquecer seu conhecimento sobre o país”, complementa.

+Workshops on-line ensinam a preparar quitutes

Alice Granato: jornalista e escritora Camilla Maia/Divulgação

Os livros também trazem um caderno de receitas, com ingredientes e paisagens clicadas por Sergio Pagano, feitas especialmente paras as crianças a partir dos insumos do Norte. Neste primeiro livro da coletânea, os quatro chefs convidados foram: Alex Atala, um dos grandes responsáveis pela divulgação da cozinha do Norte no Brasil e no mundo; Daniela Martins, chef do restaurante Lá em Casa, de Belém, e filha do “embaixador da cozinha do Pará”, Paulo Martins; Jérôme Dardillac, que comandou a cozinha do hotel Tropical, em Manaus; e a boleira Otávia Sommavilla, que criou um bolo com as frutas amazônicas para a publicação.

+Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

Coletânea: cinco volumes Editora Bazar do Tempo/Divulgação

A ideia desta coletânea surgiu a partir da publicação do livro Sabor do Brasil, que a Alice lançou em 2012 e para o qual viajou Brasil afora durante dois anos para conhecer a fundo a gastronomia, os ingredientes e a cultura das regiões brasileiras. 

Continua após a publicidade
Publicidade