O Rio já faz vinho
Por Marcelo Copello Quem diria. Estão fazendo vinho no estado do Rio de Janeiro. O enófilo e empresário Alain Ingles implantou no final de 2013, um vinhedo em Macuco, próximo à cidade Friburgo. Este é o primeiro vinhedo da região. Foram plantadas 11 variedades viníferas. A primeira safra deverá sair em 2016. O Rio já […]
Por Marcelo Copello
Quem diria. Estão fazendo vinho no estado do Rio de Janeiro. O enófilo e empresário Alain Ingles implantou no final de 2013, um vinhedo em Macuco, próximo à cidade Friburgo. Este é o primeiro vinhedo da região. Foram plantadas 11 variedades viníferas. A primeira safra deverá sair em 2016. O Rio já registrou tentativas de fazer vinhos nas montanhas fluminenses e no Vale das Videiras, em Petrópolis, mas o clima chuvoso frustrou a empreitada.
Quem também investe em vinhos finos é o estado do Espírito Santo. Na realidade o Espírito Santo faz vinho há muito tempo, só que de uvas não viníferas. A vitivinicultura na região serrana do estado chegou com os imigrantes italianos e em 1940 já faziam vinhos. No Vale do Tabocas, microrregião responsável por cerca de 80% da produção de vinho do estado, as castas são as não viníferas Niágara e Isabel. A novidade agora é a produção de vinhos finos, iniciada em 2007, pelos empresãrios Divanir Zottelle, Sandro Salvador e Vinicius Corbellini, que hoje já engarrafam anualmente 30 mil litros de vinhos.
Marcelo Copello (mcopello@simplesmentevinho.com.br)