Clique e Assine a partir de R$ 12,90/mês
Vinoteca Por Marcelo Copello, jornalista e especialista em vinhos Marcelo Copello dá dicas sobre vinhos

O que é o “Vinho Verde”? Ele tem cor Verde?

Por Marcelo Copello   O que é “Vinho Verde”? Ele tem cor verde?   “Vinho Verde” é o vinho produzido na Região Demarcada dos Vinhos Verdes (RDVV) no Minho, norte de Portugal. Seu estilo é jovial, leve, refrescante e muitas vezes frisante (com algum gás). Suas características vêm do clima e das uvas da região, […]

Por marcelo Atualizado em 25 fev 2017, 17h18 - Publicado em 16 nov 2016, 10h14

Por Marcelo Copello

 

O que é “Vinho Verde”? Ele tem cor verde?

 

“Vinho Verde” é o vinho produzido na Região Demarcada dos Vinhos Verdes (RDVV) no Minho, norte de Portugal. Seu estilo é jovial, leve, refrescante e muitas vezes frisante (com algum gás). Suas características vêm do clima e das uvas da região, e sua origem se perde no tempo, sendo atribuída aos celtas, primeros povos que lá viveram. Os celtas bebiam mais comumente a cidra e a cerveja, mais leve e de menor teor alcoólico que os vinhos em geral. Com a introdução da cultura da vinha pelos romanos este estilo de vinho, com mais afinidade com a cerveja, adaptou-se ao gosto local.

Continua após a publicidade

port-douro-xlarge

É bom explicar que a alcunha “Verde” tem origem na paisagem verdejante da região. Por seu clima de chuvas abundantes a vegetação do Minho é exuberante, a área de folhas de um único pé de vinha chega a 4 m2, por exemplo. O nome “Verde”, portanto, não se refere à cor do vinho, que pode ser branco, tinto, rosé ou espumante.  Em Portugal outro erro comum é referir-se aos “Verdes” (vinhos de estilo juvenil) como contraponto ao que popularmente lá se chama de “vinho maduro”, que seriam todos os demais.

Leia também: Dão, elegância e alma portuguesa

 

Continua após a publicidade

Publicidade