Clique e Assine a partir de R$ 12,90/mês
Vinoteca Por Marcelo Copello, jornalista e especialista em vinhos Marcelo Copello dá dicas sobre vinhos

Ivy, o cão inteligente

Por Marcelo Copello   Animais de estimação são tão comuns em vinícolas quanto barricas ou tanques de aço inox. A relação é tão frequente que já gerou livros, contos e crônicas reais ou de ficção. Eu mesmo abordei o tema no livro Vinho & Algo Mais (Editora Record, 2004), no ensaio de ficção “Vinho & Cachorros”, onde […]

Por marcelo Atualizado em 25 fev 2017, 18h43 - Publicado em 1 abr 2014, 20h50

Por Marcelo Copello

 

Animais de estimação são tão comuns em vinícolas quanto barricas ou tanques de aço inox. A relação é tão frequente que já gerou livros, contos e crônicas reais ou de ficção. Eu mesmo abordei o tema no livro Vinho & Algo Mais (Editora Record, 2004), no ensaio de ficção “Vinho & Cachorros”, onde os totós são grandes degustadores.

 

ivy

 

Se, por um lado, a presença de cachorros em vinícolas não é raro, por outro, ver um Border Collie em uma loja de vinhos em plena Londres foi novidade. A loja The Sampler,  tem como uma de suas principais atrações a brincalhona cadela Ivy.

Border Collie é uma raça inglesa, muito popular no seu país de origem, considerado o cão mais inteligente do mundo. O americano Stanley Coren, em seu livro A inteligência dos cães (Ediouro, 1996) – The Intelligence of Dogs –, fez uma pesquisa entre juízes especializados em provas de obediência canina e elaborou um ranking de 133 raças. No topo do pódio ficou o Border Collie, seguido do Poodle e do Pastor Alemão e, como lanterninha, o Afghan Hound.

Continua após a publicidade

 

Ao visitar a The Sampler fui entusiasticamente recebido por Ivy, que apressou-se em jogar uma rolha a meus pés esperando que eu chutasse a rolha para que ela corresse atrás e a devolvesse. Segundo os donos da loja, ao contrário deles, Ivy nunca quebrou uma garrafa.  Ela adora mascar rolhas, lamber clientes e roubar biscoitos. Ivy já ganhou notoriedade entre os enófilos londrinos, já foi citada em algumas matérias e ganhou até sua própria página no site da loja (http://www.thesampler.co.uk), onde podem ser vistas colagens aludindo brincadeiras suas com personagens como Jancis Robinson, Oz Clarke e Robert Parker. Não deixem de ver o vídeo de Ivy pulando pela loja atrás de um balão.

 

ivy (2)

 

Lembro que a The Sampler oferece cerca de 80 vinhos em taça a preços atraentes. Alguns dos vinhos oferecidos em dose são exemplares mais caros, às vezes de safras antigas – uma oportunidade rara para enófilos de bolso não tão fundo. A loja já ofereceu, por exemplo, um Pétrus 1978 a 35 libras (cerca de R$ 105,00 a taça, uma pechincha). Ivy é realmente um cão inteligente, escolheu um bom lugar para viver.

 

Marcelo Copello (mcopello@simplesmentevinho.com.br)

Continua após a publicidade

Publicidade