Ivy, o cão inteligente
Por Marcelo Copello Animais de estimação são tão comuns em vinícolas quanto barricas ou tanques de aço inox. A relação é tão frequente que já gerou livros, contos e crônicas reais ou de ficção. Eu mesmo abordei o tema no livro Vinho & Algo Mais (Editora Record, 2004), no ensaio de ficção “Vinho & Cachorros”, onde […]
Por Marcelo Copello
Animais de estimação são tão comuns em vinícolas quanto barricas ou tanques de aço inox. A relação é tão frequente que já gerou livros, contos e crônicas reais ou de ficção. Eu mesmo abordei o tema no livro Vinho & Algo Mais (Editora Record, 2004), no ensaio de ficção “Vinho & Cachorros”, onde os totós são grandes degustadores.
Se, por um lado, a presença de cachorros em vinícolas não é raro, por outro, ver um Border Collie em uma loja de vinhos em plena Londres foi novidade. A loja The Sampler, tem como uma de suas principais atrações a brincalhona cadela Ivy.
Border Collie é uma raça inglesa, muito popular no seu país de origem, considerado o cão mais inteligente do mundo. O americano Stanley Coren, em seu livro A inteligência dos cães (Ediouro, 1996) – The Intelligence of Dogs –, fez uma pesquisa entre juízes especializados em provas de obediência canina e elaborou um ranking de 133 raças. No topo do pódio ficou o Border Collie, seguido do Poodle e do Pastor Alemão e, como lanterninha, o Afghan Hound.
Ao visitar a The Sampler fui entusiasticamente recebido por Ivy, que apressou-se em jogar uma rolha a meus pés esperando que eu chutasse a rolha para que ela corresse atrás e a devolvesse. Segundo os donos da loja, ao contrário deles, Ivy nunca quebrou uma garrafa. Ela adora mascar rolhas, lamber clientes e roubar biscoitos. Ivy já ganhou notoriedade entre os enófilos londrinos, já foi citada em algumas matérias e ganhou até sua própria página no site da loja (https://www.thesampler.co.uk), onde podem ser vistas colagens aludindo brincadeiras suas com personagens como Jancis Robinson, Oz Clarke e Robert Parker. Não deixem de ver o vídeo de Ivy pulando pela loja atrás de um balão.
Lembro que a The Sampler oferece cerca de 80 vinhos em taça a preços atraentes. Alguns dos vinhos oferecidos em dose são exemplares mais caros, às vezes de safras antigas – uma oportunidade rara para enófilos de bolso não tão fundo. A loja já ofereceu, por exemplo, um Pétrus 1978 a 35 libras (cerca de R$ 105,00 a taça, uma pechincha). Ivy é realmente um cão inteligente, escolheu um bom lugar para viver.
Marcelo Copello (mcopello@simplesmentevinho.com.br)