Champagne ou Prosecco?
Por Marcelo Copello É inimaginável um réveillon sem champagne, inconcebível um pódio de Fórmula 1 sem champagne, incompleto um casamento sem champagne, imperdoável qualquer celebração sem champagne. Champagne é alimento básico da alma, ração essencial da felicidade. Peço vênia aos nutrólogos para dizer que: alimentação balanceada é uma taça de champagne em cada mão! Entramos […]
É inimaginável um réveillon sem champagne, inconcebível um pódio de Fórmula 1 sem champagne, incompleto um casamento sem champagne, imperdoável qualquer celebração sem champagne. Champagne é alimento básico da alma, ração essencial da felicidade. Peço vênia aos nutrólogos para dizer que: alimentação balanceada é uma taça de champagne em cada mão!
Entramos em dezembro, o mês do ano em que mais se consome espumantes. Por isso nos próximos posts vamos esclarecer algumas dúvidas.
Primeiro: só chamamos de champagne os espumantes feitos na região de Champagne na França. E Prosecco? Este é o nome de um espumante feito com uma uva chamada Glera, em uma região demarcada na Itália. Na Espanha por exemplo, existe o CAVA, espumante feito com uvas locais em regiões demarcadas. O nome digamos “genérico” é espumante, que serve para todos os vinhos que borbulham.
Leia também: A história da doçura do Champagne

Bennett: moradores do Flamengo choram de tristeza com derrubada de árvores
IPTU 2026: confira as datas de pagamento no Rio e descontos disponíveis
Luto: morre Anne-Marie, filha de Schynaider e Mario Garnero, aos 16 anos
Banho noturno e “otras cositas más” no Arpoador agora têm regras
Vestígios: Arpoador segue sem pudor depois de 1 ano do “surubão” (vídeo)





