A Tannat e seus taninos
Por Marcelo Copello Uva tinta originária do sudoeste da França, da região de Mardiran, a Tannat, em 1870, foi levada ao Uruguai por imigrantes espanhóis e hoje é a principal uva e símbolo dos vinhos do país. O nome Tannat já diz, a Tannat é cheia de taninos, substância que vem principalmente da casca […]
Por Marcelo Copello
Uva tinta originária do sudoeste da França, da região de Mardiran, a Tannat, em 1870, foi levada ao Uruguai por imigrantes espanhóis e hoje é a principal uva e símbolo dos vinhos do país.
O nome Tannat já diz, a Tannat é cheia de taninos, substância que vem principalmente da casca da uva tinta e que seca a boca, dá aquele travo.
Os Tannat normalmente não tem muitos aromas além de frutas negras e madeira, o forte destes vinhos é mesmo o paladar. Costumam ser vinhos encorpados, com taninos marcantes e boa acidez, o que os torna vinhos que pedem comida, de preferencia uma boa carne vermelha.
O Tannat também costuma ser muito bom para a saúde, pois tem muitos polifenóis que são bons para a prevenção de doenças do coração.
Além da França e principalmente o Uruguai, o Brasil também tem bons Tannats.
Marcelo Copello (mcopello@simplesmentevinho.com.br)