A doçura do espumante
Por Marcelo Copello Você sabia em geral os espumantes quando são feitos são inicialmente todos totalmente secos? A doçura vem depois, no final de sua elaboração é que o açúcar é adicionado. O que chamamos de o liqueur d’expédition, uma espécie de xarope, é acrescentado e irá determinar a “dosagem” de doçura de cada espumante. […]
Por Marcelo Copello
Você sabia em geral os espumantes quando são feitos são inicialmente todos totalmente secos? A doçura vem depois, no final de sua elaboração é que o açúcar é adicionado. O que chamamos de o liqueur d’expédition, uma espécie de xarope, é acrescentado e irá determinar a “dosagem” de doçura de cada espumante.
A classificados dos espumantes quanto ao teor de açúcar varia ligeiramente de país para país. Em termos de doçura os Champagnes são classificados como:
· Nature – até de 3 gramas de açúcar por litro g/l
· Extra-brut – até 6 g/l
· Brut – até de 15 g/l
· Extra Dry – de 12 a 20 g/l
· Sec (ou Dry) – de 17 a 35 g/l
· Demi-sec – de 33 a 50 g/l
· Doux – mais de 50 g/l
O Brut Nature também pode ser chamado por alguns outros nomes como Pas Dosé, Brut Sauvage, Brut Zéro, Dosage Zéro, Brut Intégral, Brut Non-Dosé etc.
É bom lembrar que a sensação final de doçura também depende de outros fatores, como a acidez do espumante, que poderá compensar maiores teores de açúcar.
Leia tamém: Porque espumantes não tem safra?
e mais em www.marcelocopello.com