Continua após publicidade
Por Marcelo Copello
Todos comentam que nossos espumantes são ótimos, mas que os leva a ser tão bons?
1º temos tradição: O Brasil já faz espumantes há 100 anos, desde 1913, quando foi fundada a Peterlongo
2º temos natureza: A Serra Gaúcha, tem clima e solo ideias para espumantes, com Clima temperado e úmido e solos mais ácidos. A sub-região de Pinto Bandeira já é reconhecido como a região de nossos espumantes “Grand Crus”, e a acaba de receber sua IP – Indicação de Procedência, a primeira para espumantes no hemisfério sul.
3º temos a técnica: Elaboramos aqui com maestria espumantes pelo mesmo processo e com os mesmo tipos de uvas usadas na região de Champagne na França
4º temos o reconhecimento: Nossos vinhos já conquistaram milhares de medalhas em concursos nacionais internacionais. Este ano, na 4a edição da Grande Prova Vinhos do Brasil, na qual concorreram 850 vinhos brasileiros, os espumantes conquistaram 70 das 165 medalhas de ouro e duplo-ouro.
5º temos mercado: O consumo de espumantes no Brasil (brasileiros e importados) é crescente e da ordem de 22 milhões de litros. Os espumantes brasileiros detém 85%* deste mercado, contra cerca de apenas 5% dos espumantes franceses e 4% de italianos. Os brasileiros estão descobrindo e prestigiando nossos espumantes.
Um dia, ainda quero ver toda casa brasileira com um espumante nacional sempre na geladeira. Quando a visita chegar vão oferecer: aceita um cafezinho ou um espumante?
*Números do Anuário Vinhos do Brasil 2017