Imagem Blog

Renata Araújo

Por Renata Araujo
Renata Araújo é jornalista e editora do site de turismo e gastronomia You Must Go!
Continua após publicidade

50 Best 2024: melhor restaurante do mundo é o espanhol Disfrutar

Duas casas brasileiras entraram na lista e dois chefs daqui se destacaram: Janaína Torres, a Melhor Chef Mulher, e João Diamante, campeão da mudança

Por Renata_Araújo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 6 jun 2024, 16h29 - Publicado em 6 jun 2024, 16h23

Acaba de ser revelada a lista dos 50 Melhores Restaurantes do Mundo, uma das mais relevantes premiações da gastronomia mundial, que acompanhei pessoalmente em Las Vegas. O evento de gala aconteceu no hotel Wynn e contou com 1.200 participantes. O grande vencedor da noite foi o Disfrutar, em Barcelona, eleito o melhor restaurante do mundo! Há 9 anos que uma casa espanhola não conquistava este feito. Os chefs catalães Mateu Casañas, Oriol Castro y Eduard Xatruch oferecem pratos criativos e delicados. Emocionados, os sócios agradeceram o apoio da família e o trabalho árduo da equipe diariamente. E olha que eu já tinha comentado aqui que o Disfrutar era um dos melhores restaurantes do mundo, excepcional em todos os sentidos.

Disfrutar, o melhor restaurante do mundo
Disfrutar, o melhor restaurante do mundo (ⒸCamilaAlmeida/Divulgação)
Renata e Eduard Xatruch, um dos chefs do Disfrutar
Renata e Eduard Xatruch, um dos chefs do Disfrutar (Renata Araújo/Divulgação)

O Prêmio 50 Best Restaurants, criado há 22 anos, é um dos eventos mais aguardados e prestigiados do setor, considerado o “Oscar da Gastronomia’’. Anualmente, a academia reconhece os melhores restaurantes ao redor do globo, destacando a excelência culinária e a inovação gastronômica. Entre os premiados, destacam-se restaurantes de diversas partes do mundo, cada um com sua própria identidade e proposta gastronômica. Desde casas tradicionais que preservam a culinária local até estabelecimentos inovadores que exploram novas técnicas e ingredientes.

renata araujo no 50 best
Renata Araújo no World’s 50 Best Restaurants, em Las Vegas (Renata Araújo/Divulgação)

A noite da grande premiação começou com um coquetel super elegante, black tie, em um dos salões do hotel Wynn, com bufê do hotel e ativação de vários patrocinadores, como San Pelllegrino, Gin Mare, Jamon Serrano, Café Illy, Tequila Ocho, entre outros. Uma banda de música em estilo vintage, com vocalistas, deu o tom de animação apropriado ao ambiente.

Coquetel de abertura do 50 Best
Coquetel de abertura do 50 Best (Renata Araújo/Divulgação)
Renata Araújo no 50 Best
Renata Araújo no 50 Best (Renata Araújo/Divulgação)

Resultados

A Espanha não só alcançou o 1º lugar, como ganhou também o 2º, com o Asador Etxebarri, que fica entre Bilbao e San Sebastian, e o 4º, com o Diverxo, em Madri, do ousado chef Dabiz Muñoz, e onde já tive uma experiência gastronômica fora de série. No 3º lugar ficou o Table by Bruno Verjus, de Paris, liderado pelo chef Bruno Verjus, e fechando o top 5  está o peruano Maido, de Lima, considerado o melhor restaurante da América do Sul.

O 2º lugar, Asador Etxebarri
O 2º lugar, Asador Etxebarri (Renata Araújo/Divulgação)
Diverxo, Madri por Dabiz Muñoz
O irreverente Diverxo, em Madri (Renata Araujo/Divulgação)
Table, em Paris, ficou em 3º lugar
Table, em Paris, ficou em 3º lugar (Renata Araújo/Divulgação)

O também peruano Central, dos chefs Virgilio Martínez e Pía Leon, liderou o ranking no ano passado, e em 2024 entra para o seleto grupo “Best of the Best”, uma galeria de ícones da gastronomia. Já que, segundo as regras do prêmio, o 1º lugar não pode mais ser repetido. Ah, e o Central é o primeiro fora da Europa e Estados Unidos a integrar esta lista.

Continua após a publicidade
O Central entrou na galeria Best of the Best
O Central entrou na galeria Best of the Best (Renata Araújo/Divulgação)

Brasil na lista

Entre os 50 melhores restaurantes do mundo, tivemos duas casas brasileiras agraciadas! A Casa do Porco, em São Paulo, dos chefs Jefferson Rueda e Janaína Torres, ficou na 27ª posição, enquanto o carioca Oteque, de Alberto Landgraf, ocupa o 37º lugar no ranking. Na lista estendida do prêmio, que consagra 100 restaurantes, há também o Lasai, do chef Rafa Costa e Silva, no Rio, que se manteve na 58ª posição.

A Casa do Porco em 27º lugar
A Casa do Porco em 27º lugar (Renata Araújo/Divulgação)
brasileiros no 50 best
Alberto Landgraf; Jefferson Rueda; Rosa Moraes, presidente para o Brasil do 50 Best; João Diamante e Renata Araújo (Renata Araújo/Divulgação)

Prêmios Especiais

A noite contou também com alguns prêmios especiais, e entre eles, dois chefs brasileiros saíram vitoriosos. A chef Janaína Torres, d’A Casa do Porco e Bar da Dona Onça, foi considerada a Melhor Chef Mulher do Mundo pelo The World’s 50 Best Restaurants. Ativista, sommelier e chef, Janaína foi uma das precursoras do movimento de renovação da cena gastronômica e cultural do Centro de SP, e se tornou uma figura de destaque na cena culinária da cidade brasileira. Reconhecimento mais do que merecido!

Janaína Torres, a melhor chef mulher do mundo
Janaína Torres, a melhor chef mulher do mundo (CAMILA_ALMEIDA/Divulgação)

Já o chef e empreendedor social carioca João Diamante venceu o prêmio Champions of Change (Campeões da Mudança), pelo seu projeto social Diamantes na Cozinha. Fundado em 2016, o programa utiliza a formação profissional em gastronomia como ferramenta de inclusão, e já impactou mais de 3 mil pessoas. É a primeira vez que um chef brasileiro é contemplado pelo prêmio nesta categoria.

Continua após a publicidade
chef joão diamante
O chef João Diamante orgulhoso com seu prêmio (Renata Araújo/Divulgação)

De fato, o Brasil foi muito bem representado com estes dois prêmios, entregues a dois profissionais que tiveram uma trajetória de vida parecida, e lutaram muito para chegar onde estão. São exemplos de perseverança e generosidade para as novas gerações!

Renata Araújo e Janaína Torres
Renata Araújo e Janaína Torres (Renata Araújo/Divulgação)

Há também o Prêmio Resy One To Watch, que reconhece um restaurante estrela em ascensão. O vencedor foi o Kato, em Los Angeles, que oferece uma experiência asiático-americana. Já a Melhor Chef Pâtissier do mundo foi a  parisiense: Nina Métayer.

Kato, de Los Angeles
Kato, de Los Angeles (Camila Almeida/Divulgação)

E a animada After Party foi no beach club do hotel Wynn, onde chefs, empresários, jornalistas e profissionais da indústria confraternizaram noite adentro no forte calor de Las Vegas.

After Party do 50 Best
After Party do 50 Best (Renata Araújo/Divulgação)
Beach Club do Wynn
Beach Club do Wynn (Renata Araújo/Divulgação)

Eventos Paralelos

Alguns dias antes, aconteceu o 50 Best Talks, onde profissionais da indústria dão palestras, contando experiências próprias sobre seus negócios. Entre os participantes desta edição, estavam o chef nova-iorquino Kwame Onwuachi, o chef pioneiro à base de plantas Daniel Humm e a pesquisadora culinária Malena Martínez.

Continua após a publicidade
renata 50 best talks
No 50 Best Talks (Renata Araújo/Divulgação)

Além disso, tive o privilégio de ser a única jornalista brasileira convidada para o glamuroso jantar de imprensa, em que sete chefes premiados cozinharam em um cenário digno de filme, com uma longa mesa ornada com belos arranjos de flores e lugares personalizados, no hotel Venetia. Thomas Keller, Olivier Dubreuil, Wolfgang Punk, entre outros, apresentaram suas criações fora de série na noite batizada de La Dolce Vita.

Mesa linda no jantar La Dolce Vita
Mesa linda no jantar La Dolce Vita (Renata Araújo/Divulgação)
renata araujo e thomas keller
Renata Araújo e o renomado chef Thomas Keller (Renata Araújo/Divulgação)

Para conferir a lista completa do 50 Best Restaurants 2024, clique aqui.

Foram dias festivos e de confraternização em prol da gastronomia, em que chefs do mundo inteiro se reencontraram, trocaram ideias e comemoraram seus títulos.

Mari Nicodemus, Maria Vargas, Sócia da Documennta, e Renata Araújo no 50 Best
Mari Nicodemus, Maria Vargas, Sócia da Documennta, e Renata Araújo no 50 Best (Renata Araújo/Divulgação)

Renata Araújo é jornalista e editora do site de turismo e gastronomia You Must Go! e autora da página de instagram @youmustgoblog

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.