Conheça a lei que determina medidas para promover saúde mental em empresas
Legislação exige identificação e avaliação de riscos psicossociais no trabalho, como estresse, burnout e assédio, além de criar ações para evitá-los

Saúde e bem-estar é o que nos interessa! A partir de 26 de maio de 2025, todas as empresas brasileiras serão obrigadas a implementar medidas para promover a saúde mental dos seus colaboradores. Essa lei decorre da atualização da Norma Regulamentadora nº 1 (NR-1). Bacana, né?
Para quem não sabe, essa lei exige identificar e avaliar riscos psicossociais no trabalho, como estresse, burnout e assédio, além de criar ações para evitar esses problemas, como organizar o trabalho de forma mais equilibrada, oferecer treinamentos, promover um ambiente de trabalho seguro e saudável, incentivar o equilíbrio entre a vida pessoal e a profissional, a prática de atividades físicas e de lazer, a alimentação saudável e a interação saudável no ambiente de trabalho.
Essa obrigatoriedade de adotar planos de saúde mental e promover um ambiente de trabalho psicologicamente saudável para seus colaboradores é uma realidade que não só gera impactos financeiros significativos para as empresas, como também incentiva a produtividade e a vitalidade organizacional.

Juliana Gennari, criadora do Terra Mulungu, Centro de Desenvolvimento Humano enraizado na arte, autoconhecimento, ecologia e espiritualidade, nos ofereceu seu depoimento: “Essencial cuidarmos da saúde integral, usando o autoconhecimento como poderosa ferramenta para a confiança. Estamos vivendo uma oportunidade de expansão da consciência sobre o que nos faz feliz e realmente importa. Percebo que praticar exercícios físicos, ter uma alimentação saudável, estar ao lado de pessoas que te fazem bem, dar risada, enxergar a vida com leveza, (…) e lembrar de práticas que te trazem bem-estar são meios de conexão consigo mesmo. De cuidar da sua saúde integral!”. Juliana é criadora do Terra Mulungu.
Alinhados com a demanda do momento, o espaço oferece práticas que tratam a saúde integral como prioridade, ampliando a compreensão das dimensões dos quatro corpos: físico, emocional, mental e espiritual. “Nossa missão é cuidar de pessoas, sejam empresas e/ou pessoas físicas, na intenção de resgatar os valores essenciais da humanidade, como aceitação, respeito, responsabilidade, compaixão, amor e perdão. Tratando dores e crenças limitantes para a expansão de si mesmo. Promovemos a cura através da conexão com a natureza e as diversas vivências de autoconhecimento.”
“Iniciativas como mindfulness, criação de grupos de corrida, programas de atividade física, entre outras, têm gerado impactos significativos na saúde mental e no engajamento dos profissionais. Tais ações não apenas reduzem afastamentos, mas também promovem um ambiente corporativo mais equilibrado, produtivo e sustentável em longo prazo. Eu diria para as empresas não se assustarem com a atualização da Norma Regulamentadora nº 1 (NR-1). Implementando o cuidado com a saúde mental de seus colaboradores, a médio e longo prazo as empresas terão pessoas mais eficientes, tomando melhores decisões e melhorando suas relações dentro do espaço de trabalho”, diz Ligia Moura, empresária e sócia do Retiro Urbano.
E ela continua: “Eu mesma já fui essa executiva estressada, que vivia perdida em grandes cidades, em busca de ajuda para me desestressar, me equilibrar e me reconectar comigo mesma. Entendi que eu tinha uma demanda interna de criar tempo e espaço para o meu bem-estar . Essa demanda era também de muita gente. Assim, em 2019 criamos o Retiro Urbano. Uma empresa de eventos especializada em wellness. Promovemos nossos próprios eventos e atendemos eventos para grupos e empresas no Rio de Janeiro, São Paulo e outras cidades. Nossa principal ferramenta de conexão é a ioga, que é muito completa, envolvendo exercícios físicos, respiração, meditação silenciosa, meditação guiada com sound healing e outras técnicas. Entre as empresas e instituições que atendemos, temos Hidratei, Brand 100, Grupo Trigo, Sociedade Brasileira de Dermatologia, YPO- Brasil e Grupo Elo”.
Jonathan Modesto, Gerente de Branding e Mkt Conteúdo na Widi Care, diz que a empresa já aposta no cuidado com pessoas como base para ambientes criativos e saudáveis. “Mais do que acompanhar a legislação, a marca acredita que o bem-estar emocional é pilar essencial para a inovação e para relações profissionais saudáveis. A nova norma determina que as empresas identifiquem e gerenciem riscos psicossociais relacionados ao trabalho, como assédio moral, assédio sexual, violência no ambiente corporativo, sobrecarga de trabalho, baixa autonomia, insegurança no emprego e falta de apoio social”.
Com uma equipe em constante crescimento, a Widi Care prioriza contratações estratégicas para evitar sobrecarga e manter o fluxo de trabalho saudável e sustentável. Todos os colaboradores são treinados para desenvolverem autonomia em suas funções e sentirem segurança em seus cargos. Prova disso é a história de Jonathan Modesto, hoje gerente de branding, que começou como estagiário da CEO e, ao longo de mais de oito anos, construiu uma trajetória sólida. Ele hoje lidera uma equipe com mais de 15 pessoas.
Entre as iniciativas de saúde mental e bem-estar, a empresa disponibiliza uma verba mensal para eventos esportivos e de integração, promovendo o equilíbrio entre trabalho e bem-estar. Para Jonathan Modesto, gerente de branding da Widi Care, o ambiente de trabalho precisa refletir os valores que a marca entrega ao consumidor. “Liderar, para mim, é cultivar trocas genuínas e respeitar o ritmo humano. Não existe criatividade onde não há segurança emocional. Quando existe confiança, pertencimento e liberdade, a inovação acontece com mais naturalidade”, afirma.
Mas os preparativos não param por aí. Os hotéis e resorts, que já são procurados por empresas para oferecer esses momentos de autocuidado para seus funcionários, começam desde já a “arrumar a casa” para receber ainda mais essa demanda. O Hotel Fasano Angra dos Reis recebe eventos corporativos e oferece para as empresas contratantes alguns pacotes de terapia do Spa Fasano a grupos de até 15 pessoas, que podem escolher qualquer terapia disponível no menu do Spa do hotel. A grupos com mais de 15 pessoas, é oferecido o serviço de massagem com duração de 30 minutos por pessoa. Quanto aos valores, eles variam. Mas a partir de 10 massagens, podem ser oferecidas condições especiais. Já o Rituaali criou o Rituaali Corporativo, com programas para atender necessidades de saúde e bem-estar para os executivos e colaboradores, partindo do pressuposto que não existe empresa saudável sem funcionários saudáveis. Há desde massagens, palestras sobre Medicina do Estilo de Vida e Saúde Mental a atividades físicas, dinâmicas e reflexões, além de esportes e aulas de relaxamento.

Quem quiser começar a entrar no ritmo do autocuidado pode anotar:
A Puravida, empresa brasileira de suplementos naturais, realiza uma série de aulas gratuitas de Hit e ioga no Leblon e na Lagoa, entre os meses de março e maio.
A iniciativa integra a estratégia de expansão da marca na cidade, combinando quiosques de degustação com aproximadamente 40 espaços de mídia OOH distribuídos pela orla da Zona Sul e Barra. As aulas ao ar livre são gratuitas e livres, com capacidade máxima para 40 pessoas cada uma. As inscrições podem ser feitas pelo aplicativo da Mude, plataforma fitness de bem-estar. Ao término das aulas, os participantes serão convidados para uma experiência de degustação de shakes proteicos da Puravida, que serão preparados na hora, além de brindes que serão distribuídos.
Agenda
Aulas de ioga
Local: Pontal do Leblon
Endereço: Praça Zózimo do Amaral – Leblon
Datas: 19.04 | 24.05
Horário: 07h yoga | 08h Hit
Inscrições devem ser feitas pelo aplicativo da
Aulas de Hit
Local: Pontal do Leblon
Endereço: Praça Zózimo do Amaral – Leblon
Datas: 19.04 | 24.05
Horário: 07h yoga | 08h Hit
Inscrições devem ser feitas pelo aplicativo da