Imagem Blog

Bruno Chateaubriand

Por Bruno Chateaubriand, jornalista Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Continua após publicidade

Novo restaurante do Leblon homenageia bairro de Niterói

Assinatura contemporânea do chef Rafa Gomes, no recém-inaugurado Tiara, é o trunfo da nova operação do Grupo BFW

Por Bruno Chateaubriand Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 15 dez 2022, 14h55 - Publicado em 15 dez 2022, 14h51

Rafa Gomes é conhecido por realizar uma gastronomia autoral contemporânea. O novo restaurante do Rio Design Leblon (Tiara) tem como proposta a valorização dos ingredientes frescos e majoritariamente nacionais. O chef  inaugurou a nova casa agora em dezembro, que faz parte do Grupo BFW. O nome Tiara vem de Itacoatiara, bairro em Niterói onde o Rafa Gomes cresceu (o início da palavra, “Itacoa”, batiza seu primeiro restaurante, com endereços em Paris e no Rio). Dessa forma, pode-se dizer que a nova casa representa a continuidade do trabalho do chef e reflete sua evolução nos últimos tempos. Com muita dedicação, domínio técnico e criatividade, o chef vem se firmando no setor com uma consistente trajetória. Durante os mais de 16 anos em que atuou no exterior, trabalhou em alguns dos melhores restaurantes no mundo, como o Mirazur (França), o Eleven Madison Park (Nova York) e foi chef executivo do Grand Coeur Paris, ao lado de Mauro Colagreco. Em 2018, inaugurou o primeiro Itacoa, em Paris, e retornou ao Brasil para atuar no cenário gastronômico nacional.
No enxuto menu, um dos carros-chefes é a carne de pato, ingrediente tradicional na história de Rafa. A ave aparece em diferentes sugestões, sendo a principal delas o pato maturado e laqueado no mel e especiarias.

A gastronomia do Tiara também privilegia frutos do mar em leves versões de inspiração mediterrânea, carnes como coelho e cordeiro, além de trazer vegetais, ervas e flores comestíveis como estrelas dos pratos, e não apenas simples acompanhamentos. Tudo vindo de fornecedores escolhidos a dedo e, muitas vezes, produzido com exclusividade para a casa. Para o preparo das carnes, Rafa Gomes conta com uma câmara de maturação própria, o que possibilita imprimir sabores ainda mais especiais. “Quero oferecer pratos que façam a pessoa viajar, que ela feche os olhos e sinta cada detalhe da receita”, resume o chef.

Além do cardápio à la carte, disponível no almoço e no jantar, é possível optar pelo menu degustação servido à noite. Nesse serviço, o chef apresenta um percurso repleto de canapés e pequenas bocadas, proporcionando uma experiência totalmente diferente.  O restaurante abriga uma adega com 280 garrafas e oferece carta de vinhos com mais de 80 rótulos. Há, inclusive, uma seleção especial de ‘borbulhas’, com cinco rótulos diferenciados de champanhe e outros cinco de espumantes.

O projeto de arquitetura, assinado por Fernanda Rubatino, procura expressar o conceito gastronômico retratado em elementos visuais. A arquiteta adotou um estilo contemporâneo e elegante, mas com um toque despojado, para combinar com o lifestyle carioca. A fachada traz linhas assimétricas feitas de metal dourado, mesmo material que dá forma a uma escultura instalada em uma das paredes internas.

Tiara – Rua Ataulfo de Paiva, 270 – loja 111 (Rio Design Leblon)

Continua após a publicidade

Telefone: 21 3547-1001.

Horário de funcionamento: de domingo a quinta, das 12h às 22h; sexta e sábado, das 12h às 23h30.

Capacidade: 60 lugares.
Instagram: @tiara_restaurante

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 49,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.