Clique e Assine a partir de R$ 12,90/mês

Vídeo: baleia jubarte quase vira barco na Baía de Guanabara

Dois pescadores precisaram ser resgatados. Fenômeno é raro e indica que, apesar da poluição, a baía está "viva"

Por Redação 30 jun 2021, 12h38

Desde a tarde de terça (29) em circulação nas redes sociais, um vídeo mostra pescadores sendo resgatados por marinheiros mercantes nas águas da Baía de Guanabara logo após terem tido sua embarcação atingida por uma baleia jubarte. Sim, isso mesmo. O animal estaria passeando pela região há pelo menos quatro dias e teria sido avistado em vários pontos da Baía.

+Pets ganham tratamento de ponta em clínica especializada no Rio

De acordo com os pescadores, o animal provocou uma rachadura na lateral do barco. No vídeo, os homens  aparecem em um barco, após o resgate, sem ferimentos, mas assustados.

Um dos fundadores do Movimento Baía Viva, o ambientalista Sérgio Ricardo explica que o fenômeno é raro e indica que, apesar da poluição, a Baía de Guanabara está viva. Segundo ele, a entrada da baleia nas águas da região pode ter se dado em função da procura por alimento ou também para se reproduzir.

+Baleia ‘empolgadona’ faz a festa no mar de São Conrado; veja o vídeo

Apesar de presença ilustre e inabitual, a espécie já foi vista nas praias do Leme e no Recreio no mês passado. Além disso, um filhote ganhou os holofotes ao se exibir na Praia de São Conrado no início deste ano.

+Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

Continua após a publicidade

Publicidade