Clique e assine por apenas 4,90/mês

Quarentena: missas e terços para assistir on-line

Apesar de Crivella ter liberado a abertura de templos e igrejas, na terça (26), especialistas em saúde recomendam evitar aglomerações

Por Bruna Motta - Atualizado em 27 Maio 2020, 18h49 - Publicado em 27 Maio 2020, 18h14

Em tempos de isolamento social, os católicos precisaram reinventar a maneira de participar das missas. A celebração eucarística agora pode ser vista até pelo celular. Mesmo com a liberação do funcionamento de igrejas e templos pela Prefeitura do Rio nesta terça (26), muitos religiosos estão reticentes sobre a ida para as missas. Por conta disso, celebrações on-line vêm sendo a alternativa para os fiéis. Nem mesmo o Vaticano deixou de aderir às lives. De dentro de casa, o mundo acompanhou o Papa Francisco celebrar na Praça São Pedro, em 27 de março, uma missa sozinho. Para garantir este momento especial na rotina das pessoas, algumas emissoras de TV religiosas estão transmitindo as celebrações ao vivo pela internet em diferentes horários. Paróquias do Rio também exibem suas missas e terços. Confira abaixo a lista:

    Paróquia Santos Anjos

    Fundada em 1963, a Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, localizada no Leblon, disponibiliza as missas através do seu Facebook. De segunda à sábado, sempre às 18h. Domingo, às 10h30. O centro paroquial está funcionando apenas de segunda a sexta até as 18h para receber doações de alimentos, intenções para as missas, informações, pagamentos de dízimo e ofertas para manutenção da paróquia.

    Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro

    Continua após a publicidade

    A mais tradicional igreja da cidade está transmitindo de segunda à sexta, das 12h às 20h, uma programação voltada para o público católico. São missas, terços e palestras disponíveis através do Youtube ou pela rádio Catedral FM (106,7).

    +Covid-19: Crivella prorroga isolamento social até 2 de junho

    Santa Missa

    A tradicional Santa Missa com o Padre Marcelo Rossi, transmitida todos os domingos pela TV Globo, também pode ser assistida ao vivo pela internet. Para isso, basta acessar o Globoplay usando uma Conta Globo, que pode ser criada gratuitamente por qualquer usuário. Ao entrar na plataforma, é só escolher a opção “Agora na Globo” para assistir à programação ao vivo da emissora. A Santa Missa é celebrada no Santuário Mãe de Deus, em São Paulo, e transmitida todos os domingos, às 6h20.

    Continua após a publicidade

    + Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

    TV Aparecida

    A TV Aparecida transmite toda a sua programação ao vivo por seu site oficial. As missas são celebradas de segunda a sábado, às 6h45, às 9h e às 18h. Aos domingos, as exibições acontecem às 8h e às 18h. As celebrações são transmitidas diretamente do Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, da Basílica Velha e da Capela de São José, todas localizadas na cidade de Aparecida, em São Paulo. Além das missas, também é possível assistir a outros programas religiosos e de entretenimento da emissora em tempo real.

    +Covid-19: medidas restritivas têm impacto em registro de crimes no Rio

    Continua após a publicidade

    Rede Viva

    A Rede Vida também transmite toda a sua programação ao vivo por meio de seu site oficial. As missas ocorrem de segunda a sexta, às 6h55, às 9h e às 19h10, e às sextas, às 19h. Nos fins de semana, as celebrações são exibidas aos sábados, às 15h e às 17h30, e aos domingos, às 8h e às 17h30. As missas são transmitidas a partir de diferentes basílicas do país, conduzidas por vários sacerdotes, incluindo o Padre Marcelo Rossi e o Bispo Dom Fernando Figueiredo. Durante a programação diária, a Rede Vida também exibe o momento do Terço, novenas e orações.

    TV Canção Nova

    A TV Canção Nova, fundada pela Comunidade Carismática Canção Nova, tem uma extensa programação de missas todos os dias e permite que o usuário assista a todas as celebrações ao vivo pelo site oficial da emissora.

    Continua após a publicidade

    + Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

    Vaticano

    As missas matutinas celebradas diariamente pelo Papa Francisco na capela da Casa Santa Marta, no Vaticano, estão sendo transmitidas ao vivo pelo site Vatican News. A iniciativa do pontífice busca aproximar as pessoas em quarentena da Igreja Católica durante todo o período de isolamento. A celebração acontece todos os dias, às 3h, no horário de Brasília.

    +Isolamento: Clubes cariocas divergem sobre a volta aos gramados

    Continua após a publicidade

    Pedro Siqueira

    Os terços do autor do livro “Como falar com seu Anjo da Guarda”, Pedro Siqueira, costumam lotar diversas igrejas no país. Com mais de 10 000 espectadores, a oração migrou para o a versão on-line em que Pedro realiza às terças. O horário é disponibilizado em suas redes sociais no dia da live e pode ser visto em sua página no Youtube.

    Publicidade