Clique e assine por apenas 4,90/mês

Orquestra Petrobras divulga vencedores de concurso artístico

Nível dos desenhos e caricaturas enviados foi tão alto que júri decidiu premiar quatro obras, em vez de três

Por Marcela Capobianco - 29 Maio 2020, 13h20

A Orquestra Petrobras Sinfônica divulgou hoje os vencedores do concurso de Arte & Design e Caricatura. A competição, que prestou homenagem aos 250 anos de Ludwig van Beethoven, teve 2 800 inscritos. Diante de trabalhos brilhantemente executados, os jurados não conseguiram escolher uma só, e premiaram quatro vencedores, em vez de três, como estava previsto no edital. Os três artistas vencedores cujas obras foram escolhidas pelo júri técnico vão receber 5 000 reais cada um. Já o artista que arrebatou o júri popular, que aconteceu via Instagram, ganhará um prêmio de 2 000 reais.

+ Vídeo: Orquestra Petrobras Sinfônica faz ‘colagem’ com músicos.

As obras vencedoras serão parte integrante das apresentações da Orquestra em sua programação comemorativa dos 250 anos de Beethoven, pós-pandemia, integrando o figurino dos músicos em suas apresentações, constando nas peças gráficas e digitais. Além disso, as obras também serão impressas no material de imprensa, em camisetas e objetos, que serão comercializados.

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

O concurso se dividiu em duas categorias: arte e design e caricatura. Os vencedores na primeira categoria, escolhidos pelo júri oficial, foram os paulistas Anna Cheles, com a obra O Cumprimento do Destino e Eduardo Veronesi, com Beethoven Alltype.

O Cumprimento do Destino: uma das obras vencedoras do concurso da Orquestra Petrobras Sinfônica Anna Cheles/Divulgação

+ Teatro pela internet: mais de vinte peças serão transmitidas no fim de semana

Continua após a publicidade
Beethoven Alltype: design conquistou o segundo prêmio do júri Eduardo Veronesi/Divulgação

+ Festival de teatro on-line vai pagar 600 reais aos vencedores

Já na categoria caricatura, o carioca, Ulisses Araujo foi o premiado pelo júri oficial, com a obra O voo de Beethoven.

O voo de Beethoven: caricatura premiada Ulisses Araujo/Divulgação

O artista Lézio Junior, natural de São José do Rio Preto, foi o mais votado pelo júri popular, através de um pleito no Instagram, com a obra Beethoven.

Beethoven: caricatura do artista paulista Lézio Junior foi a mais votada pelo público no Instagram Lézio Junior/Divulgação

Comumente representado em pinturas e desenhos com uma expressão sisuda e até carrancuda, a imagem que foi construída do maestro Beethoven é de alguém sempre sério. O intuito desse concurso era pensar, através da arte, a figura do compositor, sua personalidade, sua obra e a importância que ele tem até hoje na música de concerto internacional.

Diretor Presidente da orquestra Petrobras Sinfônica e um dos criadores do Prêmio, Her Agapito destaca a intenção de expandir a figura de Beethoven para além da música clássica. “Por que Beethoven, que é tão conhecido mundialmente, não se tornou uma figura pop? Essa homenagem nos seus 250 anos pretende alçar uma popularidade que vá além da música clássica. Beethoven era um PopStar na sua época, precisamos dar a oportunidade para mais pessoas conhecê-lo nos dias atuais. Afinal é um dos maiores compositores de todos os tempos.”

Após o encerramento das inscrições, as obras passaram por uma pré-seleção, feita pelos organizadores do concurso e pelo curador Ricky Goodwin, jornalista e escritor especializado em desenho de humor e curador de vários salões de caricaturas pelo Brasil.

O júri oficial foi composto pelo Maestro Isaac Karabtchevsky, diretor artístico e regente titular da Petrobras Sinfônica, músicos da orquestra, o curador do concurso, Ricky Goodwin, Marcelo Martinez, professor de design e redator do Zorra Total, Ricardo Leite, quadrinista, designer e diretor da revista Pasquim-21, e a gerente executiva de comunicação e marcas da Petrobras, Flávia da Justa.

Continua após a publicidade
Publicidade