Museu Nacional: elementos artísticos começam a ser restaurados
Até julho, procedimento será feito em peças do Jardim das Princesas que acredita-se que foram decoradas pela imperatriz Teresa Cristina
Mesmo em meio à pandemia do novo coronavírus, o Museu Nacional da UFRJ segue recuperando o palácio atingido por um grande incêndio em setembro de 2018.
+ Postos da orla são estampados com imagens do Rio antigo
Alguns elementos ornamentais e artísticos do Jardim das Princesas e do Paço de São Cristóvão resistiram ao incêndio de 2018 e estão passando por um processo de conservação e proteção. O objetivo dos restauradores é higienizar e preparar essas peças delicadas para a fase de obras nas fachadas e coberturas do prédio.
Ornamentos de salas históricas do Paço, como a Sala do Trono; a escadaria monumental de mármore; e o famoso meteorito Bendegó são alguns dos elementos que receberão os serviços nesta etapa, além de pisos e pinturas murais.
+ Para receber VEJA Rio em casa, clique aqui
Até julho, o procedimento será feito nas fontes de gnaisse e guirlandas em alto-relevo, outros bancos e tronos, mosaicos de conchas e fragmentos de louças do Jardim das Princesas.
De grande valor histórico, acredita-se que foi a imperatriz Teresa Cristina, por ser italiana, que introduziu a técnica românica no jardim, a qual consiste em incrustar conchas e cacos de louças sobre a argamassa fresca. A técnica teria sido repassada a suas filhas, que adornaram a fonte, os tronos, os bancos e as guirlandas existentes. Um dos tronos, inclusive, possui a data de aniversário de seis anos da Princesa Isabel: 29 de julho de 1852.
+ Dia da mulher: festivais exaltam produção artística feminina
+ Paço Imperial recebe mostra sobre Direitos Humanos
De acordo com o Museu Nacional, a execução dessa obra específica custou R$ 1,7 milhão. A expectativa é de que parte do museu reabra para visitação no ano que vem.
Grupo de ricos cariocas entre os ganhadores da Mega da Virada
Táxis fora da tabela viram rotina no Rio
Bombeiro sugere esquecer superstição de pular 7 ondas na virada em Copa
IPTU 2026: confira as datas de pagamento no Rio e descontos disponíveis
Pra ajudar a sorte! Quais os números mais sorteados na Mega Sena da Virada





