Continua após publicidade

Ilhas Cagarras entram para a seleta lista de locais preservados no mundo

Ao lado das Ilhas Galápagos e da Grande Barreira de Coral, o monumento a 5 quilômetros da praia de Ipanema passou a integrar a seleção de Hope Spots

Por Luiza Maia
Atualizado em 19 abr 2021, 17h22 - Publicado em 19 abr 2021, 17h04
ilhas cagarras
Ilhas Cagarras: consideradas  (Áthila Bertancini/Divulgação)
Continua após publicidade

O Monumento Natural das Ilhas Cagarras (MONA Cagarras), localizado a 5 quilômetros da praia de Ipanema, passou a integrar a seleção de Hope Spots do mundo. Trata-se de uma honraria concedida a uma seleta lista com 130 locais de preservação ambiental do mundo todo, como as Ilhas Galápagos, no Equador, e a Grande Barreira de Coral, na Austrália. Até o momento, apenas o Banco dos Abrolhos já possuía o reconhecimento em águas brasileiras.

+ Para receber VEJA Rio em casa, clique aqui

A nomeação foi realizada pela Mission Blue, uma aliança internacional para conservação marinha liderada pela reconhecida bióloga Sylvia Earle. O selo de visibilidade internacional, além da possibilidade de gerar um maior turismo para a região, alerta a sociedade e os governantes sobre a importância da preservação, da adoção de práticas e leis que prezem pela sustentabilidade.

+ Iniciativas solidárias do Rio atuam no combate à fome; saiba como ajudar

Continua após a publicidade

Os pontos de esperança – como são chamados em português – são ambientes reconhecidos por abrigarem grande diversidade de espécies e habitats, espécies raras ou ameaçadas, além do rico valor cultural, histórico e econômico para a comunidade ao redor e o potencial para reverter impactos humanos negativos.

Baleia Jubarte
Biodiversidade: a baleia jubarte é uma das espécies já vistas na unidade (Liliane Lodi/Divulgação)

“Mesmo próximo de uma grande metrópole, o MONA Cagarras ainda funciona como refúgio para espécies como peixes, crustáceos e moluscos, muitos de importância comercial. Além disso, as ilhas movimentam a economia local através do turismo ecológico”, explica a bióloga marinha Aline Aguiar e responsável técnica do Projeto Ilhas do Rio, do Instituto Mar Adentro.

Continua após a publicidade

+ Histórica Villa Aymoré, na Glória, vai sediar câmpus de universidade

O Ilhas do Rio, que há 10 anos vem realizando pesquisas sobre a biodiversidade da região, foi o responsável pela candidatura da Unidade de Conservação carioca. A área proposta vai desde as praias da Zona Sul, como Leblon e Copacabana, até a entrada da Baía de Guanabara, incluindo a Ilha de Cotunduba e Praia Vermelha. 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 39,96/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.