Clique e Assine a partir de R$ 12,90/mês

Homenagem: Ciclovia do Leblon recebe o nome de Alfredo Sirkis

Ambientalista foi responsável pela criação da malha cicloviária da cidade

Por Luiza Maia 12 jul 2021, 17h01

Responsável pela criação da malha cicloviária da cidade, Alfredo Sirkis (1950-2020) ganhou uma homenagem à altura de sua importância para os adeptos da bicicleta na cidade: o urbanista e líder ambiental passou a dar nome à ciclovia do Leblon, que só existe por sua causa: ele incluiu as faixas exclusivas para o trânsito de bicicletas no projeto urbanístico Rio-Orla, nos anos 90.

Prefeitura multa CBF por testes falsos e aglomeração no Maracanã

A homenagem foi oficializada neste domingo (11) com a instalação de uma placa com seu nome no Espaço Zózimo Barrozo do Amaral, aos pés da Avenida Niemeyer. A comemoração teve a cara de Sirkis: depois da inauguração da placa, parentes, amigos e admiradores participaram de uma ‘bicicleata’, seguida do plantio de uma muda de Pau-Brasil.

Ex-atleta olímpica critica Yasmin Brunet: ‘Precisa de choque de realidade’

Além de vereador por quatro mandatos no Rio, Sirkis também foi deputado federal e secretário de Meio Ambiente e de Urbanismo no Rio. “Ele deixou um grande legado político e como gestor público. Não tem uma intervenção ambiental que a gente faça na cidade sem lembrar dele”, disse o presidente da Fundação Parques e Jardins, Fabiano Carnevale.

+ Para receber VEJA Rio em casa, clique aqui

 

Continua após a publicidade
Publicidade