Homenagem: Ciclovia do Leblon recebe o nome de Alfredo Sirkis
Ambientalista foi responsável pela criação da malha cicloviária da cidade
Responsável pela criação da malha cicloviária da cidade, Alfredo Sirkis (1950-2020) ganhou uma homenagem à altura de sua importância para os adeptos da bicicleta na cidade: o urbanista e líder ambiental passou a dar nome à ciclovia do Leblon, que só existe por sua causa: ele incluiu as faixas exclusivas para o trânsito de bicicletas no projeto urbanístico Rio-Orla, nos anos 90.
Prefeitura multa CBF por testes falsos e aglomeração no Maracanã
A homenagem foi oficializada neste domingo (11) com a instalação de uma placa com seu nome no Espaço Zózimo Barrozo do Amaral, aos pés da Avenida Niemeyer. A comemoração teve a cara de Sirkis: depois da inauguração da placa, parentes, amigos e admiradores participaram de uma ‘bicicleata’, seguida do plantio de uma muda de Pau-Brasil.
Ex-atleta olímpica critica Yasmin Brunet: ‘Precisa de choque de realidade’
Além de vereador por quatro mandatos no Rio, Sirkis também foi deputado federal e secretário de Meio Ambiente e de Urbanismo no Rio. “Ele deixou um grande legado político e como gestor público. Não tem uma intervenção ambiental que a gente faça na cidade sem lembrar dele”, disse o presidente da Fundação Parques e Jardins, Fabiano Carnevale.
+ Para receber VEJA Rio em casa, clique aqui