Exercícios curtos e intensos diários podem aumentar a resistência do corpo

Estudo sobre os "exercise snacks" concluiu que adultos que pedalavam rápido por 20 segundos três vezes ao dia tiveram aumento na capacidade respiratória

Por Renata Magalhães
Atualizado em 20 abr 2022, 09h03 - Publicado em 14 abr 2022, 09h00
exercise snacks
 (iStock/Getty Images)
Continua após publicidade

Uma rotina agitada muitas vezes faz com que as pessoas acabem deixando a prática de atividades físicas de lado. Mas atenção: a falta de tempo deixou de ser desculpa para a inércia. A ciência vem mostrando, afinal, que pequenos intervalos diários de exercícios podem ter significativo impacto na resistência do organismo.

Batizado de exercise snacks (em referência aos rápidos lanchinhos feitos ao longo do dia), o modelo de treino foi estudado pelo professor Martin Gibala, da Universidade McMaster, no Canadá. Sua vasta pesquisa concluiu que adultos sedentários que pedalavam o mais rápido que conseguiam por vinte segundos e repetiam a atividade três vezes ao dia tiveram aumento de 9% na capacidade cardiorrespiratória.

Compartilhe essa matéria via:

“Os benefícios são semelhantes ao treinamento de resistência convencional, com a vantagem de demandar pouquíssimo tempo”, pontua Dudu Netto, diretor técnico da rede Bodytech, atento à pressa de todo mundo. Tanto é que na grade de atividades da academia já há aulas mais intensas e ligeiras, de até vinte minutos.

+Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 35,60/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.