Dez canções que têm o Rio como protagonista
A Cidade Maravilhosa é berço de estilos musicais como samba, bossa nova e funk
Dona de visuais exuberantes e de uma cultura conhecida no mundo inteiro, não é difícil imaginar que o Rio tenha inspirado muitos artistas. Inclusive, a cidade é berço de diversos estilos musicais como o samba, a bossa nova e o funk carioca. A musa inspiradora aparece em letras que exaltam a sua beleza e o seu espírito único.
A lista de canções é grande – são incontáveis, na verdade. Mas VEJA Rio selecionou dez músicas para celebrar a Semana da Música, que se encerra sempre no dia 22, o Dia do Músico. A trilha sonora contém a energia única que só a Cidade Maravilhosa tem.
Confira:
Cariocas – Adriana Calcanhotto
A cantora gaúcha fez uma homenagem a todos os nascidos na cidade do Rio, exaltando suas qualidades e características mais marcantes.
Samba do Avião – Tom Jobim
A música é um hino para todos aqueles que são apaixonados pelo Rio e, por algum motivo, tiveram que se ausentar por um tempo. Os versos “Minha alma canta/ vejo o Rio de Janeiro/ Estou morrendo de saudades” são capazes de resumir em palavras o sentimento que o carioca sente quando vê a Baía de Guanabara depois de uma temporada fora.
+Grátis: exposição na Casa de Cultura Laura Alvim ressignifica objetos descartados
Solteiro no Rio de Janeiro – Cidade Negra
Criada em 1998, foi a trilha sonora do filme “Como ser solteiro”, mostrando o lado bom de se estar descompromissado na cidade. Virou um hit para quem quer sair, conhecer novas pessoas e badalar por aí.
+Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
Aquele Abraço – Gilberto Gil
Após ser exilado em Londres, o cantor compôs essa canção para saudar a volta à Cidade Maravilhosa.
Do Leme ao Pontal – Tim Maia
A orla mais famosa do Brasil é homenageada na voz do síndico.
Rio 40 Graus – Fernanda Abreu
A música fala das misturas de classes e culturas na cidade.
Garota de Ipanema – Tom Jobim e Vinícius de Moraes
O maior clássico da música brasileira já foi gravado em diversos idiomas e mostra a beleza de Ipanema e da mulher brasileira.
“Endereço dos bailes” – MCs Júnior e Leonardo
A dupla de MCs Júnior e Leonardo entrou para a história do movimento funk carioca ao ser a primeira do estilo a gravar um CD por uma grande gravadora em 1995. E foi neste álbum que os moradores da Rocinha, na Zona Sul, lançaram a música “Endereço dos bailes”, um dos maiores hits da dupla.
+Teatro João Caetano reabre com show do grupo de choro Galo Preto
“Only a dream in Rio” – James Taylor
A Cidade Maravilhosa também já ganhou homenagens em outras línguas. O cantor americano James Taylor fez uma música para exaltar sua experiência na cidade.
Meu Lugar -Arlindo Cruz
Claro que não podia faltar um dos estilos musicais mais cariocas: o samba. Arlindo Cruz coloca em sua letra uma grande celebração de um dos bairros mais tradicionais no Rio, Madureira. “Meu Lugar” faz referência aos bairros do entorno também e a personalidades da região.
+Grátis: nova exposição no CCBB homenageia ícone da Art Nouveau