Clique e Assine a partir de R$ 12,90/mês

Covid-19: Rio libera eventos para até 500 pessoas ao ar livre

Em vigor a partir da terça (21), decreto também permite 50% do público nos estádios. Boates retornarão com 65% dos cariocas com esquema vacinal completo

Por Luiza Maia 17 set 2021, 13h19

Com o avanço da vacinação e uma melhora do cenário epidemiológico, a Prefeitura do Rio anunciou nesta sexta (17) uma primeira fase de flexibilizações das medidas restritivas. A partir da próxima terça (21), será autorizada a realização de eventos ao ar livre com capacidade de até 500 pessoas. Os estádios também poderão receber o público (apenas com esquema vacinal completo) com  50% da lotação máxima.

+ Outra cepa: Rio identifica primeiro caso com a variante Mu do coronavírus

Definido pelo Comitê Científico de Enfrentamento à Covid-19 da prefeitura, o cronograma também prevê a reabertura de boates e danceterias quando 65% da população carioca estiver com a cobertura vacinal completa. A liberação marcará a segunda fase do planejamento.

Por esquema vacinal completo, o documento define pessoas acima de 60 anos após catorze dias da dose de reforço e pessoas de 15 a 59 anos catorze dias após a segunda dose da vacina.

A medida também estabelece uma redução do distanciamento mínimo em estabelecimentos da cidade. Atividades e serviços em espaços abertos, como museus, centros e galerias comerciais, shoppings, teatros e outros não terão mais um limite de lotação.

+Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

Nos ambientes fechados, a capacidade de pessoas foi ampliada de 60% para 70%. O distanciamento mínimo permanece de 1 metro.

Já nos bares e restaurantes será permitida a permanência de pessoas em pé somente nas áreas externas. O espaçamento passa de 1,5 metro para 1 metro entre as mesas e cadeiras.

Todos os participantes deverão apresentar o comprovante de vacinação, documento obrigatório para a entrada em espaços de uso coletivo na cidade desde o dia 15 de novembro.

Continua após a publicidade

Balanço da vacinação

Segundo os dados da Secretaria Municipal de Saúde, 60,9% da população adulta do Rio já recebeu as duas doses ou a dose única da vacina contra a Covid-19. O índice é de 55,7% entre as pessoas de 12 anos ou mais e 47,7% dos cariocas em geral.

Quanto à primeira dose e dose única, 98,6% dos adultos e 94,3% das pessoas com 12 anos ou mais já foram vacinados, o que corresponde a 80,8% da população total.

+ Covid: Mais de 82% da população do Rio já foi vacinada com a primeira dose

Cenário epidemiológico

Segundo o 37º Boletim Epidemiológico do Rio, divulgado nesta sexta (17), o município apresentou uma redução no número de casos e óbitos por Covid-19, assim como uma queda de 47% das internações em comparação a três semanas atrás. 

Diante desse cenário, a cidade passa a ter a maior parte das regiões administrativas com risco moderado de transmissão da Covid-19 e apenas três com risco alto (Centro, Tijuca e Copacabana).

 

 

Continua após a publicidade
Publicidade