Covid: Paes deve liberar grandes eventos com testes rápidos para entrar

'Isso já acontece em vários países do mundo', disse o prefeito, que divulgará decreto com novas medidas na semana que vem

Por Da Redação
14 Maio 2021, 12h39
A imagem mostra o prefeito Eduardo Paes sentado à mesa, de máscara, tendo á frente uma tela com núemros de dados
Boletim: Eduardo Paes apresentou dados sobre a vacinação na cidade e anunciou novo decreto para os próximos dias  (Fabio Motta/Divulgação)
Continua após publicidade

Um decreto com novas regras e protocolos para a volta dos grandes eventos já está praticamente pronto e deve ser divulgado até terça (18) pelo prefeito Eduardo Paes. Ele disse, nesta sexta (14), que não descarta a possibilidade de recorrer aos testes rápidos para o diagnóstico da Covid-19: a entrada no evento aconteceria mediante a apresentação do resultado negativo.

Covid-19: Rio ultrapassa a marca de 25 000 mortes

“Isso já acontece em vários países do mundo. A ideia é que as pessoas possam participar mediante teste rápido, e repetição do teste depois. O decreto vai trazer os parâmetros bem claros para que esses eventos poissam voltar com segurança”, afirmou Paes, durante a divulgação do 19º boletim epidemiológico da cidade.

Ditadura: herdeiros de Vinicius de Moraes serão indenizados em 3,4 milhões

Ele não detalhou quais seriam os “grandes eventos” incluídos nas novas medidas, mas fala-se em shows, festas e partidas de futebol com público. O Flamengo tem pressa e, antes da divulgação de qualquer decreto, levou ao secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, uma proposta para promover jogos com a presença da torcida já neste fim de semana – neste sábado (15), o time joga contra o Fluminense no Maracanã.

Continua após a publicidade

Vrau! Samantha Schmütz dá uma ‘enquadrada’ em Gabriela Pugliesi

O documento traz sugestões de protocolos que, de acordo com a diretoria rubro-negra, se bem executados, não colocariam em risco quem fosse ao estádio. Soranz disse que avaliará a proposta na próxima semana, mas não deu muitas esperanças aos dirigentes. “Acho, diante do exemplo de outros países, que é bem pouco provável que haja liberação para a semana que vem”, afirmou.

Saúde mental em tempos de pandemia

Continua após a publicidade

De acordo com os dados apresentados nesta sexta (14), um quarto dos cariocas já tomou pelo menos uma dose da vacina – a meta agora é imunizar 90% da população adulta até outubro. A previsão é que em cinco meses, a partir de junho, todos os demais cariocas com 18 anos ou mais tomem a vacina contra a Covid-19.

Como a crise da UFRJ afeta o rumo das pesquisas de vacina contra Covid-19

“Vamos mover montanhas para fazer com que esse o cronograma possa ser cumprido. Queremos voltar a ter réveillon e carnaval, com as pessoas podendo se abraçar. Mas isso tudo depende da chegada das vacinas”, disse o prefeito.

+ Para receber VEJA Rio em casa, clique aqui

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 35,60/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.