Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês

Teatro resiste: Botafogo ganha espaço dedicado a cursos de artes cênicas

Local vai contar com quatro salas de ensaio, um estúdio e camarins. Aulas presenciais começam em agosto

Por Marcela Capobianco 21 jul 2021, 16h37

O teatro enfrenta uma grave crise desde março de 2020 por causa da pandemia do novo coronavírus. No entanto, há quem diga que a arte da ribalta vive em constante instabilidade e se alimenta dos momentos de crise para poder se reinventar. Uma prova disso é o florescimento das montagens on-line.

+ Mistérios noturnos dão o tom de espetáculo dirigido por Yara de Novaes

Confiantes de que a maré sombria é passageira, um grupo de investidores acaba de inaugurar, na Rua Dezenove de Fevereiro, em Botafogo, a In Cena Casa de Artes e Produções.

O espaço de 400 metros quadrados tem quatro salas – três delas foram batizadas em homenageiam às divas do palco Bibi Ferreira, Fernanda Montenegro e Ruth de Souza -, um estúdio, camarim, vestiários e um charmoso terraço.

Sala de teatro com luzes na ribalta e uma mesa de som à direita
In Cena: espaço de 400 metros quadrados na Rua Dezenove de Fevereiro, em Botafogo, terá cursos de teatro Pedro Campelo/Divulgação

+ Para receber VEJA Rio em casa, clique aqui

Com direção artística de Marcella Bártholo, que participou do The Voice Kids em 2017,  e coordenação pedagógica de Gabi Levask, a In Cena terá programação presencial a partir de agosto. Estão previstos cursos, oficinas, práticas de montagens e mentoria em teatro, teatro musical, dança e música. Crianças a partir de 7 anos de idade podem se inscrever nas aulas.

Continua após a publicidade

Por causa da pandemia, as atividades começaram de forma remota, no ano passado. “Tivemos alunos do Rio, São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina, Pernambuco e até Dubai. Queremos ser um espaço de afeto e acolhimento para o artista traçar sua carreira com todo o suporte necessário para a inserção no mercado de trabalho”, conta Marcella.

Marcella Bártholo e Gabriella Levask num palco de teatro, sorrindo
Marcella Bártholo e Gabriella Levask: jovens artistas comandam a In Cena, casa dedicada a cursos de teatro, música e dança Marcelo Martins/Divulgação

+ Ludmilla: “Racistas não aceitam que cheguei ao topo”

Neste sábado (24), como parte dos eventos de inauguração da escola, haverá um workshop presencial de dança e canto do musical Legalmente Loira, que será dirigido por Rafaela Amado no curso Prática de Montagem. O encontro será comandado por Victor Maia e Alexandre Queiroz. São apenas 30 vagas e as inscrições podem ser feitas pelo site.

Um dos cursos será dedicado a pessoas acima de 60 anos. As aulas ficam a cargo de Mara Soto. A lista completa de opções oferecidas pelo espaço pode ser consultada no site.

+ Espaço intimista no Flamengo aposta em shows de MPB e jazz

Os cursos on-line não saem de cartaz: diretamente de São Paulo, a atriz Myra Ruiz, especializada em musicais, e o ator Diego Montez ministram o workshop Construindo Performance: Estudo de Obra + Repertório. Eles analisam performances renomadas, traçam um panorama do mercado e dão dicas para os alunos sobre como se preparar para audições, os temidos testes de elenco.

Continua após a publicidade
Publicidade