Teatro resiste: Botafogo ganha espaço dedicado a cursos de artes cênicas
Local vai contar com quatro salas de ensaio, um estúdio e camarins. Aulas presenciais começam em agosto
O teatro enfrenta uma grave crise desde março de 2020 por causa da pandemia do novo coronavírus. No entanto, há quem diga que a arte da ribalta vive em constante instabilidade e se alimenta dos momentos de crise para poder se reinventar. Uma prova disso é o florescimento das montagens on-line.
+ Mistérios noturnos dão o tom de espetáculo dirigido por Yara de Novaes
Confiantes de que a maré sombria é passageira, um grupo de investidores acaba de inaugurar, na Rua Dezenove de Fevereiro, em Botafogo, a In Cena Casa de Artes e Produções.
O espaço de 400 metros quadrados tem quatro salas – três delas foram batizadas em homenageiam às divas do palco Bibi Ferreira, Fernanda Montenegro e Ruth de Souza -, um estúdio, camarim, vestiários e um charmoso terraço.
+ Para receber VEJA Rio em casa, clique aqui
Com direção artística de Marcella Bártholo, que participou do The Voice Kids em 2017, e coordenação pedagógica de Gabi Levask, a In Cena terá programação presencial a partir de agosto. Estão previstos cursos, oficinas, práticas de montagens e mentoria em teatro, teatro musical, dança e música. Crianças a partir de 7 anos de idade podem se inscrever nas aulas.
Por causa da pandemia, as atividades começaram de forma remota, no ano passado. “Tivemos alunos do Rio, São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina, Pernambuco e até Dubai. Queremos ser um espaço de afeto e acolhimento para o artista traçar sua carreira com todo o suporte necessário para a inserção no mercado de trabalho”, conta Marcella.
+ Ludmilla: “Racistas não aceitam que cheguei ao topo”
Neste sábado (24), como parte dos eventos de inauguração da escola, haverá um workshop presencial de dança e canto do musical Legalmente Loira, que será dirigido por Rafaela Amado no curso Prática de Montagem. O encontro será comandado por Victor Maia e Alexandre Queiroz. São apenas 30 vagas e as inscrições podem ser feitas pelo site.
Um dos cursos será dedicado a pessoas acima de 60 anos. As aulas ficam a cargo de Mara Soto. A lista completa de opções oferecidas pelo espaço pode ser consultada no site.
+ Espaço intimista no Flamengo aposta em shows de MPB e jazz
Os cursos on-line não saem de cartaz: diretamente de São Paulo, a atriz Myra Ruiz, especializada em musicais, e o ator Diego Montez ministram o workshop Construindo Performance: Estudo de Obra + Repertório. Eles analisam performances renomadas, traçam um panorama do mercado e dão dicas para os alunos sobre como se preparar para audições, os temidos testes de elenco.