Mais de noventa mulheres, em média, sofrem agressões diariamente no Rio

Dados do Instituto de Segurança Pública revelam o total de 33 372 vítimas de lesões corporais em 2020, um índice menor que em 2019, mas ainda elevado

Por Luiza_Maia Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 28 jan 2021, 13h45 | Atualizado em 28 jan 2021, 13h47
Foto preto e branco. Mulher tapa o rosto com mão à frente.
Agressões ao público feminino: No Rio, são noventa registros por dia (Reprodução/Reprodução)
Continua após publicidade
Mais de noventa mulheres, em média, sofrem agressões diariamente no Rio Priorizar nos meus resultados Google

Os números de agressões ao público feminino registrados no último ano mostram mais um retrato do machismo e a violência que fere a vida de muitas vítimas. Segundo relatório do Instituto de Segurança Pública do Rio de Janeiro (ISP-RJ), o estado possui, em média, noventa casos por dia de mulheres que sofrem lesões corporais.

+Bares e restaurantes cariocas poderão ocupar ainda mais as calçadas

O índice aponta que foram, no total, 33 372 vítimas entre janeiro e dezembro de 2020. Mesmo com a diminuição em relação ao ano de 2019, que registrou 41 366 mulheres agredidas, os números permanecem elevados. A possível queda é explicada, em parte pelas autoridades, em razão do início da pandemia, em março, que impediu o deslocamento das vítimas para denunciarem os crimes.

A mesma tendência deste afastamento foi apontada pelo relatório da Secretaria do Estado de Saúde, em novembro, que recebeu 17 427 notificações de violência contra a mulher nos serviços de saúde no último ano, em detrimento de 31 163 contabilizadas em 2019.

+Nasa renova parceria com Prefeitura do Rio para prever enchentes

Continua após a publicidade

Quanto aos números de feminicídio, 77 foram mortas apenas pelo fato de serem mulheres em 2020. No ano passado, o estado registrou 85. Os dados também mostram o número de ameaças, que consistem em uma forma de violência para as vítimas, ao colocá-las em um estado de risco e alerta. Em média, mais de oitenta mulheres sofrem todos os dias com estas intimidações. Ao todo, foram 30 400 casos no ano passado, enquanto em 2019 foi atingida a marca de 41 000.

+Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

Saiba como denunciar casos no Rio:

  • Disque 180 – Central de Atendimento à Mulher do governo federal.
  • Núcleo Especial de Defesa dos Direitos da Mulher (Nudem), órgão da Defensoria Pública do Rio – telefones: (21) 23326371; (21) 23326370; (21) 972268267 ou e-mail – nudem@defensoria.rj.def.br.
  • Disque 190 – Polícia Militar.
  • SOS Mulher – Comissão de defesa dos direitos da mulher da Alerj  – telefone: 08000 282-0119.
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas

15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas.

Revista em Casa + Digital Completo
Impressa + Digital
Revista em Casa + Digital Completo

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.
Assinando Veja você recebe semanalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Assinantes da cidade do RJ

A partir de R$ 39,99/mês