Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês

Nasa renova parceria com Prefeitura do Rio para prever enchentes

Modelo será desenvolvido para monitorar e avaliar os riscos de inundações

Por Luiza Maia Atualizado em 27 jan 2021, 18h04 - Publicado em 27 jan 2021, 16h20

A cidade do Rio contará com mais uma aplicação para auxiliar a prevenção de desastres naturais. Em evento transmitido on-line nesta quarta (27) foi celebrada a renovação do acordo de cooperação entre a Nasa e a Prefeitura do Rio para o desenvolvimento de um modelo capaz de antecipar eventos climáticos extremos e suas consequências na cidade. A aplicação abastecerá as informações do Centro de Operações Rio com o objetivo de prever ações em resposta.

+Meteorologia: Rio terá recorde de calor nos próximos dias

Iniciada em 2015, a parceria foi ampliada por mais cinco anos para o desenvolvimento de uma aplicação capaz de emitir alertas sobre a qualidade do ar, com base em modelos já existentes. O sistema ainda está em fase de elaboração por técnicos da agência espacial americana NASA e do Instituto Pereira Passos (IPP) e possui lançamento previsto para o segundo semestre do ano.

+ Para receber VEJA Rio em casa, clique aqui

+Sem folia, blocos cariocas lançam campanha por distanciamento social

Na primeira fase do acordo foi desenvolvido o modelo de Avaliação de Perigos de Deslizamento para Consciência Situacional (LHASA), utilizado pelo Centro de Operações Rio para o monitoramento dos riscos de deslizamentos de terra na cidade. A parceria também prevê o aperfeiçoamento da aplicação pela equipe nos próximos anos.

Continua após a publicidade
Publicidade