Imagem Blog

Vinoteca Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Marcelo Copello, jornalista e especialista em vinhos
Marcelo Copello dá dicas sobre vinhos
Continua após publicidade

“O” Champagne ou “a” champagne?

Por Marcelo Copello   Sempre perguntam: é o champagne ou a champagne? Quando nos referimos ao vinho é “O” champagne, que é o vinho espumante feito exclusivamente na região de Champagne, na França. Quando nos referimos à região falamos “A” Champagne.   A champagne é uma região no nordeste da França, de clima frio e úmido. No […]

Por marcelo
Atualizado em 25 fev 2017, 18h50 - Publicado em 13 dez 2013, 14h35
Por Marcelo Copello

 

Sempre perguntam: é o champagne ou a champagne? Quando nos referimos ao vinho é “O” champagne, que é o vinho espumante feito exclusivamente na região de Champagne, na França. Quando nos referimos à região falamos “A” Champagne.

 

A champagne é uma região no nordeste da França, de clima frio e úmido. No passado tentavam fazer lá vinhos tintos e brancos, mas neste clima era bem difícil. Os tintos não tinham cor nem corpo e os brancos estragavam logo. Os vinhos da champagne só começaram a fazer fama no século XVII, quando desistiram dos tintos e brancos e começaram fazer vinhos espumantes.

 

o Champagne ou a

 

Como sabemos a cor dos vinhos tintos está na casca das uvas. Logo, é possível fazer vinhos brancos de uvas tintas, se separarmos as cascas e usarmos somente a polpa.

 

E o champagne é justamente isso, é feito sempre a partir de três castas (sozinhas ou misturadas). As tintas Pinot Noir e Pinot Meunier (das quais se faz um vinho branco) e a branca Chardonnay. Geralmente as tintas emprestam à mistura caráter mais austero, mais corpo, aromas de frutas vermelhas, enquanto a Chardonnay dá mais cremosidade e elegância.

 

Marcelo Copello (mcopello@simplesmentevinho.com.br)

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.