Clique e assine por apenas 3,90/mês
Pura Vida Training

Cachorros podem ser ótimas companhias para prática esportiva

Personal Trainer especializada no melhor amigo do homem dá dicas de como levar seu bichinho para o treino

Por Pedro Pires - Atualizado em 1 set 2017, 12h12 - Publicado em 1 set 2017, 10h00

A estação mais quente do ano chegando e com ela começa o “projeto verão”. Fazer mais atividades físicas com certeza está na lista de todo mundo e com companhia de um amigo fica muito mais prazeroso. Mas você já pensou desse amigo ser o seu cachorro?! Legal né?! Por isso convidamos a Mell Dilor, Personal Trainer de Cachorros, para dar dicas de esportes para praticar
com o peludo que você tem em casa. Mais um motivo e menos uma desculpa. Com a ajuda dela vamos ver que os cachorros fazem bem mais do que correr atrás de uma bolinha.
——
Primeiro muito prazer, sou a Mell Dilor e vou explicar rapidinho o que é ser Personal Trainer de um cachorro. Eu ensino um bichinho a pegar onda, andar de skate, subir trilha, standup, bike e uma infinidade de coisas mais interessantes do que sentar e dar a patinha. Os cachorros são ótimas companhias para o esporte! Pode acreditar.

Se você quiser praticar algum esporte com seu dog, uma dica universal é a escolha da coleira. Dê preferência a coleira peitoral, ela machuca menos e te dá mais facilidade para manusear o cachorro. Além disso, guia curta e sempre esguia deixa os cães mais atentos aos seus comandos. E claro, hidratação sempre! Os cães transpiram pela boca, então água gelada é fundamental pra equilibrar a temperatura corporal (obs: eles AMAM água de coco, aliás que Carioca não ama né?)

O meu esporte favorito é skate! Acho super prático e eles aprendem rápido. Para andar de skate com seu dog, além da dica da coleira, é antes acostumar ele com o barulho da rodinha; isso evita que ele se assuste e saia correndo. Fique atento também a temperatura do chão, lembra que eles não estão de tênis e pode machucar a almofadinha da pata.

Para os amantes da água um esporte maravilhoso é o standup! Os cães do tipo retriever (labrador, golden..) costumam ser ótimos nadadores. Uma dica legal é “ensaiar” ficar em cima da prancha com ele ainda fora d’água. Dessa forma o cachorro já entende a posição certa e não ficará andando pela prancha. Se cairem na água, relaxa, já tomei vááários tombos e é muito
engraçado, mas certifique-se de que o peludo sabe nadar! Se ele não souber, existem colete salva-vidas para cães que vão te ajudar a não traumatizá-lo com um tombo inesperado.

Para os menos radicais, a bike é uma ótima pedida. Além da escolha da coleira que citei lá em cima, é importante estar atento a forma como você segura o guia e o guidão ao mesmo tempo. Eu recomendo que segure apenas com os dedos, isso vai te dar mobilidade para os momentos que o dog se afasta e se aproxima da bicicleta evitando quedas. Super importante nesse esporte: quem determina a velocidade são os cachorros e o ideal é que não passem do “trote”. Por favor, não sai pedalando naturalmente sem estar atento ao preparo físico do seu bichinho.

Por fim, de todos os esportes, a dica fundamental é: divirtam-se MUITO juntos, do contrário nada disso faz sentido. Os cachorros aprendem por repetição, então não precisa ficar frustrado se seu amigo demora a aprender, eu estou de prova e te garanto… todos os cachorros conseguem algum esporte e quando aprendem é incrível o olhar de gratidão. Aproveite o dia
com seu cachorro porque cachorro feliz é cachorro cansado! Você pratica algum esporte com seu peludo? Me conta aqui nos comentários!
—-
Mell Dilor é formada em Design na Puc-Rio, pós graduada na NYU, com MBA na FGV e largou toda essa carreira porque realmente ama os cachorros mais do que tudo no mundo. Ela atende no Rio de Janeiro e seu contato acontece através do instagram dela @melldilor e se você duvida de que tudo isso é possível, assiste esse teaser

Continua após a publicidade
Publicidade