Imagem Blog

Bruno Chateaubriand Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Bruno Chateaubriand, jornalista
Continua após publicidade

Elia Schramm: “No cardápio carioca tem que ter filet mignon e camarão”

Chef revelação de 2015 do prêmio Veja Rio Comer & Beber prepara abertura de novo restaurante no início do segundo semestre

Por Bruno Chateaubriand Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 9 abr 2021, 12h59 - Publicado em 7 abr 2021, 23h22

O suíço, radicado no Rio de Janeiro, Elia Schramm atua há mais de 12 anos na área gastronômica. O estrelado chef – Guia Michelin – representou o Brasil nos II e III Brazilian Food Festival de Beijing, na China, e esteve à frente das cozinhas da Copa do Mundo 2014. Em 2012 trabalhou para o maior catering da França – Potel & Chabot – onde teve a oportunidade de participar do famoso torneio de tênis Roland Garros.

Sua carreira também é construída com experiências no Le Taillevent – duas estrelas Michelin – e no Le Violon D’Ingres – uma estrela Michelin, ambos em Paris. No Brasil, comandou a cozinha Laguiole, onde conquistou uma estrela Michelin com receitas autorais da cozinha francesa, além de cuidar, durante os jogos olímpicos de 2016, do catering do Olympic Club – na Vila Olímpica, Casa da Suíça e Casa do Canadá, totalizando mais de 300 mil comensais atendidos durante os jogos.

Em 2017, Elia Schramm iniciou o trabalho no 14Zero3, do  restaurateur Leonardo Rezende,  na época com o italiano Pici Trattoria e a francesa Brasserie Mimolette em funcionamento (abertos em 2016). No mesmo ano, sob seu comando, como chef executivo do Grupo, ele inaugurou as cozinhas dos restaurantes Luce e Oia.  

Para o ano de 2021 o chef vai voar solo. Em agosto abre em Ipanema seu primeiro restaurante, sem nome definido, em um casarão que está passando por reformas, onde por anos funcionou o Salitre (Rua Barão da Torre 632). O espaço ainda contará com uma adega subterrânea. No menu serão encontradas pitadas de cozinha italiana e francesa, além de influências pessoais. “O cardápio terá um lado 30% conceitual”, adianta o chef.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.