Continua após publicidade

Dom: o que acontece na nova temporada da série sobre ‘bandido gato’ do Rio

Trama conta mais sobre o passado do assaltante e o de seu pai, um policial civil que se envolveu em uma organização que cometia assassinatos

Por Redação VEJA RIO Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 20 mar 2023, 18h46 - Publicado em 20 mar 2023, 18h14

Os oito episódios da segunda temporada de Dom estão disponíveis na Amazon Prime Video desde sexta (17). A série é baseada na história de Pedro Machado Lomba Neto, o Pedro Dom (1981-2005), jovem de classe média que chefiou uma quadrilha de assaltos de edifícios de luxo no Rio, quando era chamado de “bandido gato”, e foi morto pela polícia aos 23 anos.

+ Internado em UTI, Moacyr Luz manda recado para fãs: “Já, já eu volto”

A nova temporada começa com uma nova perseguição a Dom (vivido por Gabriel Leone). De moto, ele atravessa um viaduto no Rio. Um grupo de policiais o espera na saída. A série vai e volta no tempo, contando sobre o passado passado de Pedro e de sua relação com o pai, Victor (Flavio Tolezani, e, na juventude, Filipe Bragança) e com a namorada, Jasmin (Raquel Villar). O que acontece depois da tocaia só será revelado no último capítulo desta temporada.

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:

Nessa volta ao crime, o personagem está com Viviane (Isabella Santoni), e o vício em cocaína o leva a uma escalada maior de violência. Mas, ao longo dos capítulos, Jasmin, apaixonada por Dom, ganha mais destaque. A jovem fica dividida entre viver esse amor bandido ou se afastar do namorado.

+ Assédio no BBB: ex-brothers serão ouvidos pela Polícia Civil esta semana

Continua após a publicidade

As duas mulheres são inspiradas em Bibiana Correia, que seria filha de um oficial da Aeronáutica e de uma diplomata, e Ângela Cerqueira, com quem ele teve um filho, que tinha cinco meses quando Dom foi morto. Mas ambas possuem traços de outras mulheres que passaram pela vida de Pedro Dom.

+ BBB: o que é importunação sexual, que causou a expulsão de Sapato e Guimê

A estreia também chegou às telas do Metaverso, com ações voltadas para o universo do game. Os jogadores podem explorar cenários da série, interagir com os avatares dos personagens e completar missões
relacionadas à história da produção. A ação acontece em um dos jogos com maior audiência nas plataformas de live gaming no momento, dentro da cidade chamada Complexo.

Continua após a publicidade

+ Ludmilla lembra fake news das quais foi vítima para divulgar novo disco

A história de Pedro Dom hegou para o diretor Breno Silveira pelo pai do assaltante. Luiz Victor Dantas Lomba (1944-2018) era um policial civil que atuou no combate às drogas e integrou o Esquadrão da Morte, grupo paramilitar que foi responsável por execuções em série no Rio e no Espírito Santo durante décadas — e que teria dado origem às milícias cariocas.

+ Quem é o ator catarinense que sumiu no Rio há quase dois meses

Continua após a publicidade

Lomba procurou o diretor no fim dos anos 1990 oferecendo a história. Separada dele, a mãe de Pedro Dom é contrária à ideia de ter a trajetória de seu filho contada na série, e tentou impedir sua veiculação na Justiça. Primeira produção brasileira da Amazon Prime Video, Dom se tornou, na época do lançamento, em 2021, o programa em língua não inglesa mais visto da plataforma no mundo inteiro

+ 25 anos sem Tim Maia: quais são as músicas mais tocadas do ‘Síndico’

Em maio de 2022, o cineasta Breno Silveira morreu, aos 58 anos, após ter um infarto enquanto rodava o filme Dona Vitória, no interior de Pernambuco. Ele já havia filmado toda a segunda temporada de Dom, rodada em 2021, no Uruguai e na Amazônia. A série estava em fase de pós-produção quando o diretor morreu, e sua equipe seguiu com o trabalho.

Continua após a publicidade

+ A Loba na Avenida: Alcione será tema de enredo Mangueira em 2024

Dom terá ainda uma terceira temporada, a ser lançada em 2024. A direção agora está a cargo de Adrian Teijido, que era diretor de fotografia de Breno Silveira, e Vellas, que trabalhou em Arcanjo Renegado, do GloboPlay.

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 49,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.