Dom: o que acontece na nova temporada da série sobre ‘bandido gato’ do Rio
Trama conta mais sobre o passado do assaltante e o de seu pai, um policial civil que se envolveu em uma organização que cometia assassinatos
Os oito episódios da segunda temporada de Dom estão disponíveis na Amazon Prime Video desde sexta (17). A série é baseada na história de Pedro Machado Lomba Neto, o Pedro Dom (1981-2005), jovem de classe média que chefiou uma quadrilha de assaltos de edifícios de luxo no Rio, quando era chamado de “bandido gato”, e foi morto pela polícia aos 23 anos.
+ Internado em UTI, Moacyr Luz manda recado para fãs: “Já, já eu volto”
A nova temporada começa com uma nova perseguição a Dom (vivido por Gabriel Leone). De moto, ele atravessa um viaduto no Rio. Um grupo de policiais o espera na saída. A série vai e volta no tempo, contando sobre o passado passado de Pedro e de sua relação com o pai, Victor (Flavio Tolezani, e, na juventude, Filipe Bragança) e com a namorada, Jasmin (Raquel Villar). O que acontece depois da tocaia só será revelado no último capítulo desta temporada.
Nessa volta ao crime, o personagem está com Viviane (Isabella Santoni), e o vício em cocaína o leva a uma escalada maior de violência. Mas, ao longo dos capítulos, Jasmin, apaixonada por Dom, ganha mais destaque. A jovem fica dividida entre viver esse amor bandido ou se afastar do namorado.
+ Assédio no BBB: ex-brothers serão ouvidos pela Polícia Civil esta semana
As duas mulheres são inspiradas em Bibiana Correia, que seria filha de um oficial da Aeronáutica e de uma diplomata, e Ângela Cerqueira, com quem ele teve um filho, que tinha cinco meses quando Dom foi morto. Mas ambas possuem traços de outras mulheres que passaram pela vida de Pedro Dom.
+ BBB: o que é importunação sexual, que causou a expulsão de Sapato e Guimê
A estreia também chegou às telas do Metaverso, com ações voltadas para o universo do game. Os jogadores podem explorar cenários da série, interagir com os avatares dos personagens e completar missões
relacionadas à história da produção. A ação acontece em um dos jogos com maior audiência nas plataformas de live gaming no momento, dentro da cidade chamada Complexo.
+ Ludmilla lembra fake news das quais foi vítima para divulgar novo disco
A história de Pedro Dom hegou para o diretor Breno Silveira pelo pai do assaltante. Luiz Victor Dantas Lomba (1944-2018) era um policial civil que atuou no combate às drogas e integrou o Esquadrão da Morte, grupo paramilitar que foi responsável por execuções em série no Rio e no Espírito Santo durante décadas — e que teria dado origem às milícias cariocas.
+ Quem é o ator catarinense que sumiu no Rio há quase dois meses
Lomba procurou o diretor no fim dos anos 1990 oferecendo a história. Separada dele, a mãe de Pedro Dom é contrária à ideia de ter a trajetória de seu filho contada na série, e tentou impedir sua veiculação na Justiça. Primeira produção brasileira da Amazon Prime Video, Dom se tornou, na época do lançamento, em 2021, o programa em língua não inglesa mais visto da plataforma no mundo inteiro.
+ 25 anos sem Tim Maia: quais são as músicas mais tocadas do ‘Síndico’
Em maio de 2022, o cineasta Breno Silveira morreu, aos 58 anos, após ter um infarto enquanto rodava o filme Dona Vitória, no interior de Pernambuco. Ele já havia filmado toda a segunda temporada de Dom, rodada em 2021, no Uruguai e na Amazônia. A série estava em fase de pós-produção quando o diretor morreu, e sua equipe seguiu com o trabalho.
+ A Loba na Avenida: Alcione será tema de enredo Mangueira em 2024
Dom terá ainda uma terceira temporada, a ser lançada em 2024. A direção agora está a cargo de Adrian Teijido, que era diretor de fotografia de Breno Silveira, e Vellas, que trabalhou em Arcanjo Renegado, do GloboPlay.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui