Clique e Assine a partir de R$ 12,90/mês

Lembra do ‘meme’ de Chico Buarque? Ele ganhou a ação. Saiba quanto

A Justiça indenizou a Valor Tecnologia em função da "brincadeira" a partir da capa de disco na qual ele aparece sorrindo em uma imagem e sério na outra

Por Redação Atualizado em 29 set 2021, 12h36 - Publicado em 29 set 2021, 12h35

O cantor e compositor Chico Buarque ganhou a ação contra a Valor Tecnologia, que usou indevidamente sua imagem em campanha publicitária. 

+Anitta, Obama e Papa Francisco juntos: saiba o motivo do grande encontro

O 6º Juizado Especial Cível do Rio condenou a empresa a indenizar o músico em R$ 25 000,00, segundo noticiou o colunista Ancelmo Gois, de O Globo. A razão seria o uso de um “meme”, em março deste ano, inspirado na capa do primeiro disco de Chico, na qual ele aparece sorrindo em uma imagem e sério na outra.

Chico Buarque na capa de seu primeiro disco: imagem teve uso indevido e virou
Chico Buarque na capa de seu primeiro disco: imagem teve uso indevido e virou “meme” Reprodução/Reprodução

A Valor Tecnologia, que desenvolve aplicativos para consultórios e clínicas, fez a brincadeira, atrelando os dois semblantes, em referência ao feito de ter atendido mais clientes durante a pandemia. Após Chico entrar com a ação na Justiça, meses atrás, a companhia excluiu a publicação de suas redes sociais.

Esta não é a primeira treta envolvendo o cantor. No início de setembro, o governador do Rio Grande do Sul e pré-candidato à presidência, Eduardo Leite (PSDB), postou em suas redes sociais um vídeo pedindo pela unidade do país e citando Chico nas mensagens.

O artista carioca, por sua vez, ao assistir às imagens postadas pelo governador gaúcho, decidiu mover uma ação judicial contra o político do PSDB, alegando uso indevido de imagem. Ele teria classificado o vídeo como “desrespeitoso”. No entanto, o pedido de indenização teria sido indeferido.

+Treta Chico Buarque x Eduardo Leite: Justiça mantém vídeo nas redes

Continua após a publicidade
Publicidade