Continua após publicidade

Orquestra nas Escolas: encerramento terá Leila Pinheiro e Maria Luiza Jobim

Concertos, nestas terça (29) e quarta (30), marca etapa do projeto educação musical da rede municipal de educação do Rio que homenageou Tom Jobim

Por Marcela Capobianco
Atualizado em 28 set 2020, 12h30 - Publicado em 28 set 2020, 12h28

O Programa Orquestra nas Escolas, da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, vai apresentar, nestas terça (29) e quarta (30), os concertos de encerramento da série Tom nas Escolas.

As cantoras Maria Luiza Jobim, filha do maestro homenageado, e Leila Pinheiro vão participar das apresentações, que acontecem na Cidade das Artes, a partir das 18h, com transmissão on-line pelo canal MultiRio na TV, YouTube e Facebook.

+ Covid-19: com média móvel de mortes em alta, taxa de ocupação de UTIs sobe para 87%

Parceria com o Instituto Antonio Carlos Jobim, o projeto promoveu, durante dois meses, uma série de atividades pela internet que reuniram professores e alunos da rede municipal.

A partir das letras das canções, professores criaram atividades para os alunos. Os resultados foram emocionantes e surpreendentes, renovando o conhecimento sobre o legado do maestro e estimularando crianças e jovens a produzir arte.

Continua após a publicidade

+ AquaRio modifica percurso de visitantes para evitar aglomerações

Na terça (29), o maestro Vinícius Louzada conduz músicas como Sinfonia da Alvorada, Corcovado e Luiza, com alunos das orquestras sinfônicas juvenis cariocas Rivadávia Corrêa, Carneiro Felipe e Santa Cruz. O aluno Ryan Maciel Araújo, de 14 anos, vai soltar a voz em Chega de Saudade.

“Vai ser a minha primeira vez cantando sozinho com a orquestra. Uma oportunidade única que muitas crianças gostariam de ter e eu preciso aproveitar. Espero que outros colegas tenham a mesma chance. Estou ensaiando bastante e muito ansioso”, conta o adolescente, que faz parte do Coro Laboratório Carneiro Felipe. Neste dia, Maria Luiza Jobim cantará quatro músicas e vai bater um papo, contando histórias do pai.

+ Artistas pintam mais de um quilômetro de muros na Zona Portuária

Continua após a publicidade

No segundo concerto, que acontece na quarta (30), o maestro Anderson Alves rege a Orquestra Sinfônica Juvenil Carioca, que tocará músicas como Águas de Março e Passarim. Também participam do concerto a aluna Maynah Faria, cantando Wave, e Leila Pinheiro, que interpretará clássicos como Samba do Avião e Canta, Canta Mais.

Outra atração é a apresentação de Alegro em Ipanema – Concertino Romântico para Gaita e Orquestra – tocada pelo gaitista José Staneck. A música é uma parceria póstuma entre Tom Jobim e Aluísio Didier, presidente do Instituto Antonio Carlos Jobim.

+ Para receber VEJA Rio em casa, clique aqui

Os concertos comemoram os três anos do Programa Orquestra nas Escolas, que oferece educação musical para mais de doze mil alunos da rede municipal de educação do Rio de Janeiro. “A escola é uma janela de oportunidades para que todos os meninos e meninas acessem o mundo. Temos o compromisso de democratizar e ampliar o acesso às múltiplas oportunidades”, conta Moana Martins, coordenadora geral do Programa.

Continua após a publicidade
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.